Postagens

Mostrando postagens de Março, 2015

Mudanças climáticas ameaçam preservação de múmias milenares no Chile

Imagem
Fonte: Uma das múmias chinchorros: antigos sul-americanos preparavam corpos muito antes de os egípcios desenvolverem suas técnicas de preservação

Estudo da Universidade de Harvard mostra que aumento da umidade na última década provoca a deterioração de corpos que se mantiveram conservados por 7 mil anos

Dois mil anos antes de o Egito começar a imortalizar faraós e altos funcionários do governo, um povo simples sul-americano já protegia seus mortos da decomposição com sofisticadas técnicas de mumificação. Para os chinchorros, caçadores-coletores que viviam na costa da região onde hoje ficam Chile e Peru, todos mereciam que seus corpos fossem incorruptíveis. Mesmo fetos natimortos recebiam o elaborado tratamento pós-morte. Mas o que ficou intacto por mais de 7 mil anos, agora corre o risco de desaparecer. Culpa das mudanças climáticas, que estão destruindo as múmias até hoje bem preservadas.

Na última década, os corpos mumificados, que datam de 5050 a.C., começaram a se deteriorar rapid…

Pok Ta Pok, el juego de los dioses

Imagem
Foto: En el 'Popol Vuh', los hermanos divinos retan a los dioses de la muerte y bajan al inframundo para celebrar el Pok ta Pok. EL INFORMADOR / J. Monroy

Para las civilizaciones precolombinas, el juego de pelota poseía un significado especial, que ha trascendido hasta nuestros días

GUADALAJARA, JALISCO.- El tradicional juego de pelota prehispánico, que en la cultura maya recibía el nombre de ‘Pok ta Pok’ —como onomatopeya que refiere al sonido que produce al rebotar la bola de caucho que se utiliza—, constituye hoy día una de las grandes tradiciones que sobreviven en la península de Yucatán. Y es que además de ser un ritual, se ha convertido en un atractivo turístico que habla al visitante de la historia del lugar, además de evolucionar en un espectáculo y una oportunidad de diversión en distintas plataformas electrónicas.

De hecho, si el juego gana ahora popularidad es porque representa una suerte de oráculo en el que las interpretaciones se vinculan al movimiento de la pelot…

Choque de classes pode ter derrubado cidade pré-hispânica de Teotihuacan

Imagem
Teotihuacan, a enorme e misteriosa cidade pré-hispânica situada no centro do México, pode ter entrado em declínio por um choque de classes entre elites governantes e administradores dos bairros - explicou nesta quarta-feira à AFP a autora do mais recente estudo sobre o tema.

Com uma superfície de 20 km² e cerca de 125.000 habitantes, "Teotihuacan era uma das maiores cidades do mundo antigo, comparável a Roma, Constantinopla e Alexandria", onde surgiram dois tipos de elites que acabaram por se enfrentar. É o que afirma Linda Manzanilla, estudiosa do Instituto de Pesquisas Antropológicas da Universidade Nacional Autônoma de México (UNAM).

Manzanilla, que começou a fazer escavações em Teotihuacan há 40 anos, calcula que o choque de classes ocorreu quando "as elites do Estado se deram conta de que as elites dos bairros que cercam o centro da cidade estavam enriquecendo, funcionando de maneira muito autônoma e quiseram voltar ao controle - mas já era muito tarde".

Por …

Construtoras destroem pirâmide de 4 mil anos no Peru

Imagem
Foto: Imagem aérea de El Paraiso, no Peru, mostra ruínas onde ficava pirâmide de seis metros de altura destruída por construtoras imobiliárias - ERNESTO BENAVIDES / AFP

Funcionários tentaram derrubar outras três construções históricas, mas foram impedidos por testemunhas

POR O GLOBO

LIMA- Um funcionário do Ministério do Patrimônio Cultural do Peru diz que duas construtoras imobiliário destruíram uma pirâmide no mais antigo sítio arqueológico do país, perto da capital, Lima.

O vice-ministro Rafael Varon diz que as empresas - identificadas como Alissolo e Provelanz - usaram equipamento pesado para derrubar uma pirâmide de seis metros de altura e 2.500 metros quadrados nas ruínas de El Paraiso, a poucos quilômetros ao norte de Lima. Varon disse nesta quarta-feira que o ministério apresentou queixa-crime contra as duas empresas por dano ao patrimônio no fim de semana.

De acordo com o governo local, El Paraiso foi construído há 4 mil anos, muito antes do surgimento da civilização Inca.

Segu…

Arqueólogos encontram sambaqui de 4 mil anos durante obras de aeroporto no Rio

Imagem
Foto: Rio bem antigo. Conchas, espinhas e artefatos em plena obra no aeroporto - DHANI ACCIOLY BORGES / DHANI ACCIOLY BORGES/DIVULGAÇÃO

Sítio arqueológico é raro registro de presença humana na cidade antes da chegada dos tupis à Baía de Guanabara

POR SIMONE CANDIDA

RIO - Um pedaço da história das primeiras ocupações da costa do Rio de Janeiro acaba de ser desenterrado na área do Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, na Ilha do Governador. Durante as obras de melhoria de infraestrutura do terminal, uma equipe de arqueólogos que trabalha no monitoramento do solo da região encontrou numa área de aterro, a cerca de 4 metros de profundidade, um sambaqui (sítio arqueológico com concentração de conchas de ostras e mariscos). Pelos cálculos iniciais, ele registra a presença de comunidades vivendo naquela área da Baía de Guanabara há cerca de 4 mil anos.

Com 40 centímetros de largura e cerca de 4 metros de extensão, a faixa de sedimento tinha conchas, restos de espinhas de peixe e lascas de…

TITICACA – EM BUSCA DOS ANTIGOS MISTÉRIOS PRÉ-COLOMBIANOS

Imagem
Amigos,

É com muita felicidade que anuncio a publicação oficial do meu livro “TITICACA – EM BUSCA DOS ANTIGOS MISTÉRIOS PRÉ-COLOMBIANOS” pela loja Amazon, em formato digital (Ebook) para Kindle!!!

Para quem não conhece, o livro trata da expedição que fiz ao lago Titicaca (fronteira entre Peru e Bolívia) na qual caminhei 1.300 Km por três meses em busca de ruínas perdidas de povos pré-colombianos. Nessa caminhada solitária, coletei diversas lendas e mitos regionais do povo aymara!
Para ler este e-book, não é necessário possuir o aparelho Kindle. O arquivo pode ser lido baixando um aplicativo gratuito para smartphopne, tablets e computadores!


LINK:
http://www.amazon.com.br/Titicaca-busca-antigos-mist%C3%A9rios-pr%C3%A9-colombianos-ebook/dp/B00UEV1XCO/ref=sr_1_1?s=digital-text&ie=UTF8&qid=1426362189&sr=1-1&keywords=titicaca#033288415055722

Honduras: las coordenadas de la "ciudad blanca" son secretas

Imagem
La "ciudad blanca" podría ubicarse en un área de 500 kilómetros cuadrados en medio de la selva hondurenha

El Gobierno de Honduras clasificó como "información reservada" la localización de lo que podría ser la mítica ciudad perdida, con el fin de evitar un saqueo arqueológico. Tampoco validó los recientes descubrimientos.

Según informaciones del diario El Heraldo, en 2012, el entonces presidente Porfirio Lobo Sosa y su ministro de Cultura, Tulio Mariano Gonzales, firmaron un acuerdo ejecutivo que indica que toda información sobre la "ciudad blanca" que maneje el Instituto Hondureño de Antropología e Historia (IHAH), debe ser "reservada".

El documento oficial destaca que "la reserva de información abarca todo lo concerniente a los datos sobre los vestigios de un área de 500 kilómetros cuadrados", situada en la zona de La Mosquitia, en la selva de Honduras. La revista estadounidense National Geographic aseguró el pasado lunes (02.03.2015),…

Desmistificando o "Mistério" das Esferas de Pedra (Parte 02)

Imagem
John Hoopes com a maior esfera conhecida

Erros e Desinformação
Vários autores contribuíram agora para a desinformação difundida sobre as bolas de pedra da Costa Rica, conduzindo a especulação infundada sobre sua natureza e origem.

O Tamanho das Bolas
Em um artigo em Atlantis Rising Online, George Erikson faz alegações exageradas sobre o tamanho das bolas de pedra, escrevendo que elas “pesam até 30 toneladas e medem até três metros em diâmetro”. De acordo com Samuel Lothrop, autor do mais extenso estudo das esferas, “Uma bola de 6 pés [~1,8m] tem peso estimado de 7,5 toneladas, uma bola de 4 pés [~1,2m] de 3 toneladas e um espécime de 3 pés [~0,9m] de 1,3 toneladas” (1963:22). Lothrop calculou que o peso máximo de uma bola era ao redor de 16 toneladas. A maior bola conhecida mede 2,15 m em diâmetro, o que é substancialmente menor que três metros.

A Precisão Esférica das Bolas
Erikson também declara que estes objetos “eram esferas perfeitas com precisão de 2 milímetros em qualquer medida …

Hallan ciudad perdida en Honduras

Imagem
El hallazgo fue hecho en la región de La Mosquitia, al noroeste del país centroamericano.

En la región de La Mosquitia, en la selva hondureña, una expedición de arqueólogos descubrió los restos de una antigua ciudad que podría corresponder a la legendaria "ciudad blanca" o "ciudad del dios Mono".

Según publica la revista National Geographic, los restos corresponden a una cultura desaparecida y, al contrario que la maya, apenas estudiada. Uno de los descubrimientos más espectaculares es el de una cabeza que representa a un ser mitad hombre, mitad jaguar.

Según el arqueólogo Christopher Fischer de la Universidad estadounidense de Colorado, el sitio arqueológico se encuentra "intacto", algo que es "increíblemente raro". El busto forma parte de una colección de 52 esculturas de piedra halladas junto a la base de una pirámide.

Los arqueólogos estadounidenses y del Instituto Hondureño de Antropología e Historia dataron el hallazgo en la región de La Mo…

Lendária civilização perdida é encontrada embaixo de uma floresta em Honduras

Imagem
Por: Kelsey Campbell-Dollaghan

A Cidade do Deus Macaco. “La Ciudad Blanca”, ou A Cidade Branca. Estes são nomes dados à lendária cidade perdida que teria existido em uma floresta intocada em Honduras – e a National Geographic encontrou evidências de que ela realmente existiu.

Uma expedição retornou esta semana de uma localização remota — e secreta — de Honduras, onde não foi só confirmado o rumor da existência da cidade, mas de uma civilização inteira. Uma civilização tão nova aos arqueólogos que ainda nem recebeu um nome. É uma descoberta incrível; mas antes de entrarmos em detalhes, vamos dar uma olhada no histórico do local.

O que é a Cidade do Deus Macaco?
Por muito tempo, ela foi só um rumor: uma cidade perdida localizada dentro de uma floresta em La Mosquitia, na costa leste de Honduras. Ela vem sendo procurada há centenas de anos por exploradores. Dizem que a cidade era formada por uma comunidade pré-colombiana de tamanho e riqueza consideráveis, e que existiu 1.000 anos antes …

Desmistificando o "Mistério" das Esferas de Pedra (Parte 01)

Imagem
Esfera de pedra in situ sob árvores de cacau

John W. Hoopes, traduzido com sua gentil permissão
Todas as fotos nesta página também são de sua autoria

As esferas de pedra da Costa Rica foram objeto de especulações pseudocientífica desde a publicação de Eram os Deuses Astronautas por Erich von Däniken em 1971.

Mais recentemente, elas ganharam atenção renovada como resultado de livros como Atlantis in America: Navigators of the Ancient World por Ivar Zapp e George Erikson (Adventures Unlimited Press, 1998), e The Atlantis Blueprint: Unlocking the Ancient Mysteries of a Long-Lost Civilization, por Colin Wilson e Rand Flem-Ath (Delacorte Press, 2001). Estes autores apareceram na TV, rádio, revistas, e websites, onde prestam um incrível desserviço ao público ao apresentar enganosamente a si mesmos e o conhecimento atual sobre estes objetos.

Embora alguns destes autores sejam apresentados freqüentemente como tendo “descoberto” estes objetos, o fato é que eles são conhecidos a cientistas des…