quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Maias criaram sistema hidráulico sofisticado e sustentável

Já o povo Maia tinha um método sustentável de recolha e armazenamento de água e que veio a ser aperfeiçoado ao longo de milhares de anos, segundo mostrou uma descoberta arqueológica nas ruínas da antiga cidade de Tikal, na Guatemala e que vem publicada na revista «PNAS».

Uma equipa de investigação internacional, liderada por Vernon Scarborough, da Universidade de Cincinnati, em Ohio (EUA), encontrou uma das maiores represas antigas de água da área Maia, uma barragem e um sistema de filtragem por areia para limpar os reservatórios, para além de uma espécie de estação que desviava a água para estes.
A escavação encontrada sugere que por volta do ano 700, a população estimada em 80 mil pessoas, na região de Tikal, era provida de água em abundância. Apesar de ser abundante, durante os períodos de seca, os habitantes preferiam usar a água existente em redor do que a que estava disponível na vila.

No entanto, a área foi abandonada por volta do século XIX e os investigadores ainda não têm uma explicação para o sucedido.

Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=55681&op=all (27/09/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário