Encontrados antigos murais pré-incaicos escondidos por saqueadores há um século no Peru

As pinturas, conhecidas como a Huaca Pintada, têm mais de mil anos, de acordo com arqueólogos.

Por: Virginia Arqué Nueno - 29/11/2022

(Traduzido via Google Tradutor do original em Catalão)

Um grupo de estudantes de arqueologia encontrou, no norte do Peru, um mural multicolorido da era pré-inca que havia sido descoberto há um século, mas depois havia sido escondido.

As pinturas, conhecidas como a Huaca Pintada, têm 30 metros de comprimento e retratam cenas míticas e muito coloridas, especificamente, uma divindade cercada por guerreiros.

Já quando foram descobertas, em 1916, foram consideradas "as imagens mais fantásticas já encontradas", segundo o arqueólogo Sâm Ghavami, que liderou a escavação.

Mas vários fatores os fizeram desaparecer e os relegaram ao esquecimento, até agora.

Saqueadores de túmulos, os primeiros descobridores

O mural foi descoberto por um grupo de saqueadores de túmulos em Íllimo, perto da cidade de Chiclayo, no norte do país.

Mas os ladrões - conhecidos como huaqueros -, porque não podiam levar o conteúdo com eles, destruíram parte dele e encobriram o resto.

As fortes chuvas causadas pelo fenômeno El Niño e a passagem do tempo acabaram soterrando os restos deste santuário, que poderia ter mais de mil anos, e sua pista foi perdida.

Antes disso, no entanto, o etnógrafo alemão Henrich Brüning, o engenheiro que promoveu o estudo dos restos pré-colombianos na área, tinha sido capaz de fotografá-los em todo o seu esplendor e torná-los conhecidos do mundo.

Até que, mais de um século depois, um grupo de estudantes de arqueologia suíços e peruanos prometeu encontrá-los, um projeto que lhes levou mais de 5 anos de trabalho e superou vários obstáculos para iniciar a escavação.

Terras privadas e vetadas

O primeiro desafio foi acessar a escavação, que está localizada em um terreno particular cheio de árvores que cobriam tudo. Eles levaram dois anos para convencer a família proprietária da terra a deixá-los cavar.

Então, depois de obter as licenças e graças a uma bolsa da Fundação Nacional de Ciência da Suíça, o arqueólogo suíço Sâm Ghavami, da Universidade de Freiburg, e cerca de vinte estudantes peruanos começaram a limpar e escavar a terra em 2019.

Em 2020, eles tiveram que parar de trabalhar por um ano devido à covid. Eles a retomaram no ano passado e ela terminou em novembro, quando a descoberta foi tornada pública, que agora é coberta para preservá-la melhor.

"No início, eles encontraram paredes que não foram escavadas", explica Ghagami, acrescentando que "ninguém podia ver o quão monumental era porque estava coberto de árvores".

Foi nos últimos meses de escavação que os murais perdidos no tempo de Brüning foram encontrados e novos foram descobertos: entre 11 e 12 metros de pinturas que nem os saqueadores nem ninguém mais havia descoberto, de acordo com seus descobridores, em mais de mil anos.

A equipe de arqueólogos acredita que o mural, que foi enterrado em uma montanha piramidal no Vale de La Leche, é da cultura Lambayeque, do século IX aC e está confiante de que o mural pode ser completamente restaurado e aberto ao público algum dia.

Na área, eles também encontraram alguns objetos de época, que foram depositados no Ministério da Cultura do Peru e que farão parte de uma exposição que está planejada para ser realizada no Museu Nacional de Brüning, uma vez que tenham sido catalogados.


Um estilo misto, a origem de uma cultura

O conjunto tem30 metros de comprimento e 3 metros de altura. Originalmente, havia uma procissão de guerreiros vestidos com mudos elegantes, indo em direção a uma divindade central, que tem características ornitomórficas, os mesmos atributos característicos da cultura lambiche.

Abaixo dos painéis pintados, que são muito coloridos, é desenhado o meandro de um rio, que traz água fértil e muitos peixes para os habitantes do vale.

Como o arqueólogo Sâm Ghavami explica em entrevista ao jornal digital da Universidade de Freiburg, onde trabalha, o estilo misto das pinturas mistura elementos de duas culturas pré-incas: os Lambayeque, que viveram no Peru entre 900 e 1350 dC e seus ancestrais, os Mochica, que datam entre 100 e 850 dC.

As pinturas, portanto, testemunhariam o nascimento de uma nova cultura, a Lambayeque.

Fonte: Eles encontram antigos murais pré-inquos escondidos por saqueadores há um século no Peru (ccma.cat)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Qhapac Ñan: el mayor camino peatonal de la historia universal, el cual unió a pueblos precolombinos de sudamérica.