Arqueólogos encontram templo com 5 mil anos no Peru: El Paraíso


A estrutura retangular, de pedras e areia escurecidas, é parte de um antigo edifício da Era Pré-Cerâmica, entre 3.500 e 1.800 anos a.C. El Paraíso é um dos maiores sítios arqueológicos existentes no centro do Peru, situado em torno de Lima, capital do país. O vice-ministro da Cultura do Peru, Rafael Varo, explica que a descoberta confirma que a região "foi um foco de atividade das civilizações do território andino, o que demonstra sua importância religiosa, econômica e política".

Entre as ruínas do templo foi encontrada uma lareira, que os arqueólogos acreditam ter sido usada para queimar oferendas cerimoniais. Marco Guillen, líder da pesquisa, explicou à BBC que "a principal característica da religião deste povo foi o uso do fogo, que queimava no centro do templo", e que serviria para "permitir que os sacerdotes se comunicassem com os seus deuses".

O projeto arqueológico encontrou também provas de que esta civilização vivia da agricultura e da pesca para sustentar centenas de pessoas. Estima-se que a região de El Paraíso esconda ainda milhares de outras ruínas, que fazem do Peru um verdadeiro destino de "caça ao tesouro" para arqueólogos.

Com informações da BBC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Max Uhle