domingo, 24 de fevereiro de 2013

Arqueólogos encontram templo com 5 mil anos no Peru: El Paraíso


A estrutura retangular, de pedras e areia escurecidas, é parte de um antigo edifício da Era Pré-Cerâmica, entre 3.500 e 1.800 anos a.C. El Paraíso é um dos maiores sítios arqueológicos existentes no centro do Peru, situado em torno de Lima, capital do país. O vice-ministro da Cultura do Peru, Rafael Varo, explica que a descoberta confirma que a região "foi um foco de atividade das civilizações do território andino, o que demonstra sua importância religiosa, econômica e política".

Entre as ruínas do templo foi encontrada uma lareira, que os arqueólogos acreditam ter sido usada para queimar oferendas cerimoniais. Marco Guillen, líder da pesquisa, explicou à BBC que "a principal característica da religião deste povo foi o uso do fogo, que queimava no centro do templo", e que serviria para "permitir que os sacerdotes se comunicassem com os seus deuses".

O projeto arqueológico encontrou também provas de que esta civilização vivia da agricultura e da pesca para sustentar centenas de pessoas. Estima-se que a região de El Paraíso esconda ainda milhares de outras ruínas, que fazem do Peru um verdadeiro destino de "caça ao tesouro" para arqueólogos.

Com informações da BBC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário