Para que serviam e quem desenhou os geoglifos milenares da Amazônia?

Um grupo de cientistas acredita ter encontrado a explicação para criação dos antigos geoglifos por povos antigos na Amazônia.


Geoglifos são zonas terrestres com grandes figuras geométricas. Segundo o comunicado de imprensa da Universidade de Helsinque (Finlândia), essas figuras – de 1 a 3 mil anos de idade – tinham finalidade metafísica e eram usadas nos cultos dos povos indígenas locais.

Até hoje, pesquisadores encontraram cerca de 500 geoglifos do Acre, que foram batizados assim por estarem localizados em sua maioria no estado brasileiro acima citado. Estas misteriosas formas geométricas podem alcançar vários metros de profundidade e ocupar áreas de centenas de metros quadrados. Qual seria a finalidade de criação dessas figuras gigantescas? Investigadores de todo o mundo tentam encontrar resposta para esta charada.


Em um trabalho conjunto, cientistas da Universidade de Helsinque e da Universidade de São Paulo estudaram as formações pré-coloniais a partir do ponto da vista da arqueologia antiga da região e das crendices dos povos locais.

Segundo o estudo, os povos indígenas desta região se consideram iguais aos outros seres da natureza. Em se tratando das gigantescas figuras na terra, elas eram desenhadas para reforçar a ligação entre a vida humana com o meio ambiente e com as gerações passadas.


Os padrões geométricos dos geoglifos foram inspirados nos padrões de peles dos animais e também podem ser encontrados em cerâmicas, joias e objetos de artesanato modernos. Esses padrões, de acordo com as crenças amazônicas, têm a capacidade de proporcionar às pessoas as qualidades e habilidades desejadas, tais como fertilidade, conhecimento ou poder.

Os povos indígenas contemporâneos do estado do Acre ainda continuam protegendo esses geoglifos como locais sagrados e, ao contrário de outros habitantes da área, evitam usar esses lugares para atividades mundanas, como construção de moradias ou agricultura.

Fonte: https://br.sputniknews.com/mundo_insolito/201709059280650-geoglifos-misterio-amazonia-indigenas-fotos/ (05/09/2017)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Max Uhle