Cientistas reconstroem faces de aborígenes bolivianos com crânios ‘pontudos’.

O crânio original de um adulto da cultura Tiwanaku e sua reconstrução facial em argila - Reprodução/Luis Castedo

Projeto patrocinado pelo governo da Bolívia pretende dar uma ‘cara’ aos integrantes de milenar cultura pré-colombiana do país

POR O GLOBO / COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

RIO – O Ministério das Culturas e Turismo da Bolívia anunciou neste fim de semana projeto que reconstruiu as faces de aborígenes integrantes da milenar cultura pré-colombiana de Tiwanaku, conhecidos por deformarem propositalmente seus crânio para ficarem “pontudos”. O trabalho, de “curto e longo alcance” usará os crânios de dois adultos e uma criança de dois anos, informou o antropólogo forense Luis Castedo em comunicado divulgado pelo governo boliviano.

Segundo Castedo, já estão prontos “os traços faciais de três crânios deformados”, restando apenas dar “o toque final na cor da pele” das reconstruções que serão expostas em maio em mostra sobre a cultura Tiwanaku no Museu Nacional de Arqueologia de Bolívia,. Segundo ele, a ideia do trabalho é conseguir “uma fisionomia facial de uma diversidade de pessoas tiwanacotas que foram submetidas a dita deformação para distinguir-se dos demais”.

As deformações, “algumas alargadas para trás e outras para cima, buscavam diferenciar as diferentes castas sociais tiwanacotas”, explicou Castedo. Segundo ele, o processo começava já aos seis meses de vida da criança, com o uso de amarras e talas que eram ajustadas a cada quatro a seis meses.

O Museu Nacional de Arqueologia da Bolívia conta com 150 crânios deformados da cultura pré-colombiana de Tiwanaku, “que viveu na parte andina do país há mais de 3 mil anos”, destacou a ministra de Culturas da Bolívia, Vilma Alanoca.

Fonte: https://oglobo.globo.com/sociedade/historia/cientistas-reconstroem-faces-de-aborigenes-bolivianos-com-cranios-pontudos-22571544 (09/04/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista exclusiva com ADRIÁN ILAVE, historiador e artista peruano!

Confirman hallazgo de una “gran edificación” en las ruinas de Tiahuanaco en Bolivia

Imágenes históricas del hallazgo de Machu Picchu