Mural mostra 1º registro conhecido de venda de sal em mercado maia

Assim como em outras partes do mundo antigo, o sal era uma mercadoria valiosa entre os maias

O primeiro registro documentado do sal como uma mercadoria dos antigos maias em um mercado está retratado em um mural pintado há mais de 2.500 anos em Calakmul, um Patrimônio Mundial da Unesco na Península de Yucatán, no México. No mural que retrata o cotidiano, um vendedor de sal mostra o que parece ser um volume considerável de sal compactado embrulhado em folhas para outra pessoa, que segura uma colher grande sobre uma cesta, presumivelmente de sal granulado solto. Esse é o primeiro registro conhecido de sal vendido em um mercado na região maia.

O sal é uma necessidade biológica básica e também é útil para conservar alimentos. Ele também era valorizado na área maia devido à sua distribuição restrita.

“Bolos” de sal poderiam ter sido facilmente transportados em canoas ao longo da costa e rios no sul de Belize, escreve a arqueóloga Heather McKillop, da Universidade Estadual da Louisiana (LSU, nos EUA) em artigo publicado na revista “Journal of Anthropological Archaeology”. Ela descobriu em 2004 os primeiros vestígios de antigas construções maias de sal de cozinha feitas de estacas e palha. Elas haviam sido submersas e preservadas em uma lagoa de água salgada em uma floresta de mangue em Belize. Desde então, McKillop, sua equipe de alunos de graduação e pós-graduação da LSU e colegas mapearam 70 locais que compreendem uma extensa rede de aposentos e edifícios da Paynes Creek Salt Works.

Produtores-vendedores

“É como um plano para o que acontecia no passado”, disse McKillop. “Eles estavam fervendo salmoura em panelas sobre o fogo para fazer sal.”

Sua equipe de pesquisa descobriu em Paynes Creek Salt Works 4.042 postes arquitetônicos de madeira submersos, uma canoa, um remo, uma ferramenta de jadeíta de alta qualidade, ferramentas de pedra usadas para salgar peixes e carnes e centenas de peças de cerâmica.

“Acho que os antigos maias que trabalhavam aqui eram produtores-vendedores e levavam o sal de canoa rio acima. Eles estavam fazendo grandes quantidades de sal, muito mais do que precisavam para suas famílias. Esse era o seu sustento”, disse McKillop, professora no Departamento de Geografia e Antropologia da LSU.

Unidades padronizadas

Ela investigou centenas de peças de cerâmica, incluindo 449 bordas de vasos de cerâmica usados ​​para fazer sal. Dois de seus alunos de graduação conseguiram replicar a cerâmica em uma impressora 3D no laboratório de visualização de imagem digital em arqueologia de McKillop na LSU, com base em exames feitos em Belize, no local do estudo. Ela descobriu que os potes de cerâmica usados ​​para ferver a salmoura tinham o volume padronizado; assim, os produtores estavam fazendo unidades padronizadas de sal.

“Produzido em unidades homogêneas, o sal pode ter sido usado como dinheiro nas trocas”, disse McKillop.

Uma entrevista etnográfica com um moderno produtor de sal em Sacapulas, Guatemala, coletada em 1981, apoia a ideia de que os antigos maias também podem ter visto o sal como uma mercadoria valiosa. “A cozinha é um banco com dinheiro para nós”, disse o homem. “Então, quando precisamos de dinheiro em qualquer época do ano, vamos para a cozinha e fazemos dinheiro, sal”.

Fonte: https://www.revistaplaneta.com.br/mural-mostra-1o-registro-conhecido-de-venda-de-sal-em-mercado-maia/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Qhapac Ñan: el mayor camino peatonal de la historia universal, el cual unió a pueblos precolombinos de sudamérica.