Duas múmias milenares encontradas em cemitério pré-inca na capital peruana

Duas múmias pré-colombianas, de um adulto e de uma criança, e com mais de mil anos, foram encontradas no cemitério de uma pirâmide pré-inca em um bairro residencial de Lima, informou esta quinta-feira à AFP um dos arqueólogos que as descobriu.

"Trata-se de uma das descobertas mais importantes em mais de três décadas de escavações porque as duas múmias estão intactas", disse à AFP Gladys Paz, arqueóloga encarregada da área onde foram encontrados os fardos funerários.

A descoberta aconteceu há cinco dias, quando apareceram os primeiros sinais da tumba, mas acaba de ser anunciada à imprensa para dar tempo à equipe de arqueólogos de concluir a exumação, acrescentou a pesquisadora.

As múmias foram encontradas no topo das ruínas de uma das pirâmides de 20 metros de altura, que fazem parte do complexo religioso da "huaca" (palavra quéchua que designa locais religiosos) Pucllana, em Miraflores, bairro residencial da capital peruana.

A pesquisadora ressaltou que "a tumba onde foram encontradas não foi saqueada, está completa com oferendas e acompanhante sacrificado", afirmou, em relação à criança encontrada ao lado do adulto.

"A importância da tumba consiste no fato de ser a terceira descoberta intacta entre as mais de 70 tumbas escavadas desde 1981", quando se iniciou o projeto de pesquisa da Huaca Pucllana, um templo erguido em seis hectares de terreno, entre os anos 100 e 600 da era cristã.

Em 2010 foi encontrada a tumba de uma mulher sepultada, acompanhada por quatro crianças, e em 2008, a múmia de uma menina de 13 anos.

Os dois fardos recentes não tinham sido abertos e ainda permaneciam no local onde foram descobertos, de onde serão levados a um laboratório para determinar nos próximos quatro a seis meses o sexo e a idade de cada indivíduo.

Na tumba também foram encontradas sete vasilhas de mate, doze bolsas de tecido e restos de três porquinhos da índia, cuja carne é muito apreciada no Peru.

"O cemitério fica na sexta plataforma da pirâmide", disse a arqueóloga Paz à AFP. A pirâmide foi construída durante o período da cultura pré-hispânica Wari, entre os anos 800 e 1000, segundo a diretora do projeto, Isabel Flores.

"Os waris demonstraram seu domínio enterrando seus mortos nos muros que a cultura Lima tinha construído séculos antes", explicou Flores, citada pelo jornal El Comercio.

Em Lima existem cerca de 350 "huacas" pré-hispânicas na maioria, as quais se misturam com prédios e casas, dando à cidade alguns poucos toques de seus antepassados pré-hispânicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Max Uhle