domingo, 23 de novembro de 2014

Riquezas arqueológicas ganham destaque em Iranduba (AM)

foto: Iranduba abriga o maior número de sítios arqueológicos registrados do Amazonas

Cidade guarda vestígios de moradores que ocuparam a região há milhares de anos, além de rico artesanato e manifestações culturais

por Portal Brasil

História, natureza e misticismo. Localizado no Amazonas, o município de Iranduba é um destino para quem procura muito mais do que belas paisagens.

A cidade guarda vestígios de moradores que ocuparam a região há milhares de anos antes de Cristo, além de rico artesanato e manifestações culturais únicas.

Os caçadores coletores que habitaram a região provavelmente estiveram nessa porção de Amazonas entre 7.510 e 2.550 a.C. Já em 300 a.C., o registro é da formação dos primeiros grupos de ceramistas que habitaram Iranduba até a chegada dos europeus no século 16, quando iniciou uma fase de miscigenação cultural.

O município foi desmembrado da capital do Amazonas e teve sua história marcada pela ativação da Zona Franca e Distrito Industrial de Manaus, que trouxe novo fôlego econômico para região.

Iranduba abriga o maior número de sítios arqueológicos registrados do Amazonas, sendo que o maior deles se localiza na comunidade de Serra Baixa. A cidade também possui a maior concentração de hotéis de selva do estado.

Para quem está mais interessado no presente, o Festival Folclórico regional, que acontece em junho, e a Festa da Cerâmica, cuja data é definida anualmente, são opções.

E como não é possível estar na Amazônia sem aproveitar suas águas, você pode conhecer os balneários público-privados ao longo da rodovia Manuel Urbano.

Iranduba também é rota para a única praia perene do Amazonas, a Praia Grande. E quem for conhecer o rio Negro também poderá desfrutar do balneário de Paricatuba.

Fonte: http://www.brasil.gov.br/turismo/2014/11/riquezas-arqueologicas-ganham-destaque-em-iranduba-am (04/11/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário