MEMORIAL LANÇA O PROJETO ORIGENS, SÉRIE DE DEBATES SOBRE A AMÉRICA LATINA. ESPELHO ENTERRADO É O PRIMEIRO


Fundação Memorial da América Latina apresenta o curso Espelho Enterrado: culturas ameríndias, europeias e africanas em ebulição, organizado pelo Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) e a editora librería española e hispano-americana. Sempre às segundas-feiras, são cinco encontros coordenados pelo editor argentino Victor Barrionueovo, com a participação de convidados. A inscrição é gratuita. Basta enviar um e-mail para cursos@memorial.org.br se apresentando e dizendo por que quer participar. Quem comparecer a pelo menos três aulas terá direito ao certificado.

Este ciclo marca o lançamento do projeto “Origens: debates sobre a América Latina”, que acontecerá às segundas-feiras no Memorial. Promovido pelo CBEAL, o Projeto Origens convidará palestrantes para discutir aspectos da cultura latino-americana nos campos das artes e das ciências humanas.

O primeiro encontro, no dia 20 de agosto, será especial, pois encerrará o Festival das Nações Latino-Americanas. Sob o formato de mesa redonda, abordará as civilizações ameríndias e europeias na época do “Descobrimento” e o impacto da conquista dos grandes impérios pré-colombianos pelos espanhóis. Participarão a pesquisadora Leila Maria França, coordenadora do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos da USP, o professor de História Jonatan Tostes Carneiro, e o artista plástico peruano Adrián ILave Inca, além de Barrionuevo.

Espelho Enterrado: culturas ameríndias, europeias e africanas em ebulição é um desdobramento do curso Espelho Enterrado: da Espanha ao Novo Mundo, oferecido pelo Memorial no primeiro semestre. Como o interesse dos alunos nas questões culturais da América Latina se mostrou grande - até se criou uma espécie de grupo de estudos informal sobre o assunto - o CBEAL entendeu que promover encontros mensais para aprofundar os temas seria uma experiência gratificante não só a quem participou do primeiro Espelho Enterrado, mas também ao público em geral. Desta vez, no entanto, serão abordados aspectos menos trabalhados na primeira parte do projeto, como a contribuição de origem africana à cultura e às artes latino-americanas e o diálogo permanente com a produção artística ibérica

———————————————
Serviço:
Curso: Espelho Enterrado: culturas ameríndias, europeias e africanas em ebulição
Coordenador: Víctor Barrionuevo
Horário: segundas-feiras, às 19h00
Início: 20 de agosto de 2018 - término: 26 de Novembro de 2018
Duração: 2 horas - Total: 10 horas
Inscrições: Gratuitas. Enviar email para cursos@memorial.org.br, com o nome, graduação e o motivo do interesse.
Local: Biblioteca Latino-Americana/ Memorial da América Latina
Certificado: 70% de presença, no mínimo
Certificador: Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL)/Fundação Memorial da América Latina
Informações: 11 3823.4619

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Qhapac Ñan: el mayor camino peatonal de la historia universal, el cual unió a pueblos precolombinos de sudamérica.