Cordas com nós encontradas no Peru revelam como os incas pagavam impostos

CORDAS COM NÓS DO IMPÉRIO INCA (FOTO: G.URTON/ UNIVERSITY OF CHICAGO)

Os objetos são a primeira evidência já encontrada de como eram calculados os impostos do Império Inca, que teve fim após a conquista espanhola em 1532

Por: Redação Galileu

Oarqueólogo Alejandro Chu e sua equipe encontraram no sítio arqueológico Inkawasi, no sul do Peru, 29 conjuntos de cordas com nós que pertenceram ao povo Inca.

Chamados de quipos, os pesquisadores acreditam que os objetos eram usados para registrar os tributos alimentícios que eram pagos pela população ao governo do Império Inca, que teve fim após a conquista espanhola, em 1532.

Mais de 1 mil quipos foram descobertos há quase um século e eles estão em museus ao redor do mundo todo. Porém, não se sabia ao certo qual função tem a maioria desses itens para os incas. Para investigar o mistério, os pesquisadores investigaram uma ampla base de dados de mais de 500 quipos, comparando os achados encontrados em diferentes sítios arqueológicos.

No caso dos quipos de Inkawasi, a maioria deles foi descoberta nos resquícios de plantações de amendoim e de pimenta. “É a primeira vez que foram encontrados quipos tão informativos do período inca e que foram colocados ao lado dos itens que eles registravam”, afirmou Sabine Hyland, antropóloga especialista em quipos.

RUÍNAS DE INKAWASI (FOTO: G.URTON/ UNIVERSITY OF CHICAGO)

Os nós dos objetos de Inkawasi expressam um padrão nunca anteriormente achado em outros sítios arqueológicos: eles revelam equações numéricas simples, como as do tipo a=b+c, com valores fixados.

Os valores fixos atribuídos às pimentas eram menores do que os dos amendoins. A hipótese para explicar isso é que talvez os oficiais do governo local valorizavam mais as pimentas. Alguns dos alimentos eram representados com dois valores diferentes, o que pode significar que os incas consideravam certas pimentas mais apetitosas, por exemplo.

Quipos encontrados em 2016 ainda incluíam fios pintados, alguns em cores mais escuras, e outros em cores mais claras. Segundo o arqueólogo Jon Clindaniel, da Universidade de Chicago, esses padrões podem representar adições e subtrações nos cálculos de estoque das comunidades que viveram em Inkawasi.

Existem ainda relatos de cronistas espanhóis, que dizem que os objetos eram usados para registrar informações demográficas, astronômicas e eventos marcantes para os governantes da época, uma vez que os incas não possuíam um sistema de escrita. Os cientistas já sabiam que o governo inca pedia que seus súditos fizessem rotações de plantio, mas até então não havia evidências de que havia pagamento de taxas sobre a produção realizada.

Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2019/06/cordas-com-nos-encontradas-no-peru-revelam-como-os-incas-pagavam-impostos.html (17/06/2019)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Qhapac Ñan: el mayor camino peatonal de la historia universal, el cual unió a pueblos precolombinos de sudamérica.