Pesquisadores descobrem cemitério com mais de 1.500 anos no México

De acordo com o Instituto Nacional de Antropologia e História do país, ossos podem ter feito parte de um rito funerário familiar.

Por Bob Furuya, editado por Lucas Soares  

05/03/2024

O modo como uma civilização vê a morte diz muita coisa sobre ela. Talvez por esse motivo as descobertas históricas relacionadas a esse tema sejam tão formidáveis.

E isso acaba de acontecer no MéxicoArqueólogos encontraram um cemitério de restos humanos com 1.500 anos, cujos ossos foram empilhados, possivelmente como parte de um ritual.

E foi uma descoberta por acaso. Autoridades estavam construindo um sistema de esgoto em Pozo de Ibarra, no estado mexicano de Nayarit, região oeste do país, quando encontraram uma estrutura diferente. Acionaram, então, o Instituto Nacional de Antropologia e História do México e perceberam que se tratava de uma ossada muito antiga.

A descoberta pré-hispânica continha um esqueleto completo, juntamente com ossos humanos de outros indivíduos. Alguns dos ossos foram empilhados intencionalmente e separados em diferentes categorias, com ossos longos como fêmures (ossos da coxa) e tíbias (ossos da perna) em uma seção e sete crânios completos em outra.

De quem seriam esses ossos?

Uma análise revelou que todos os crânios pertenciam a homens de várias idades.

Alguns desses crânios apresentavam sinais de modificação, o que era frequente na Mesoamérica.

Os pesquisadores determinaram que os ossos foram enterrados simultaneamente e que os rituais funerários lembravam práticas semelhantes feitas durante um período que se estendeu de 500 a 850 d.C.

Vasos e estatuetas de cerâmica encontrados no local também ajudaram os arqueólogos a vincular o sepultamento a essa época.

A arqueóloga do Instituto Nacional de Antropologia e História do México, Claudia Servín Rosas, acredita que o enterro poderia ter feito parte de um rito funerário familiar.

Ela explicou que, naquela época, os homens eram enterrados para comemorar o estabelecimento de um novo assentamento no México.

Os especialistas trabalham agora junto às autoridades mexicanas para preservar esses restos mortais para estudos futuros.

Civilizações ricas

Vale destacar que, antes da chegada dos espanhóis, os astecas, toltecas e os maias ocupavam a região que atualmente corresponde ao território mexicano.

Eram civilizações muito avançadas para a época, tanto em termos de tecnologia, como também em cultura. Por esse motivo o México é considerado um local de vários achados históricos e arqueológicos.

No começo deste ano, por exemplo, cientistas encontraram sepulturas de 2.500 anos por lá! O Olhar Digital trouxe uma reportagem completa sobre o assunto à época.

As informações são do Live Science.

 

Fonte: Pesquisadores descobrem cemitério de 1.500 anos no México (olhardigital.com.br)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Qhapac Ñan: el mayor camino peatonal de la historia universal, el cual unió a pueblos precolombinos de sudamérica.