Engenharia hidráulica antiga dos vales peruanos fornece água até hoje


Por: Mark Miller

Aquedutos e poços artificiais construídos há cerca de 1.500 anos no Peru pelo povo de Nazca ainda está em uso hoje e fornece água diariamente para consumo humano e irrigação em áreas desérticas perto da cidade moderna de Nazca.

O povo de Nazca tinha apenas vales muito estreitos e rochosos para viver e cultivar suas plantas, por isso implementaram um avançado sistema de engenharia hidráulica que tornou suas terras verdes e os ajudou a prosperar.

Eles são conhecidos como Aquedutos de Cantalloc ou, em espanhol, Cantayo. A proeza de criá-los foi possivelmente maior do que a de criar as linhas de Nazca que são tão famosas em todo o mundo.

Os antigos construíam entre 30 e 50 canais subterrâneos de quilômetros comprimento para transportar água rio acima, do vale e das nascentes para as suas culturas e cidades. Eles cavaram os canais e alinharam-nos com pedras e madeira e depois os enterraram novamente.

O sistema hidráulico inclui 17 poços que têm caminhos em espiral na terra, onde água corrente pode ser coletada. Pesquisadores pensam que as pessoas entravam nos poços através da estrutura em espiral para limpar ou reparar os poços, especialmente após terremotos.

A civilização de Nazca tinha uma terra verde e cultivável disponível nos vales estreitos, onde criaram seu modo de vida, mas essas obras hidráulicas permitiram expandir suas terras agrícolas. Entre suas colheitas encontram-se batatas, milho, feijão, algodão e frutas.

Os vales dos rios nas proximidades de Nazca são tão verdes hoje como eram há cerca de 1.500 anos, quando os canais, aquedutos e poços foram construídos, porque algumas dessas características hidráulicas ainda são usadas.

Os Nazca eram um dos povos civilizados que viviam na América do Sul há séculos. Eram descendentes do povo de Paracas, uma civilização anterior que também era avançada.

Fonte: https://www.epochtimes.com.br/engenharia-hidraulica-antiga-dos-vales-peruanos-fornece-agua-ate-hoje/ (23/01/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Max Uhle