Abertas exposições fotográficas sobre Machu Picchu e culinária peruana

Crédito: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu

Mostra ocorre no Espaço Ituano de Turismo e Cultura.

Foram abertas oficialmente, na noite da última quinta-feira, 22 de novembro, as exposições fotográficas “Machu Picchu: A cidade perdida dos Incas” e “Delícias Culinárias do Peru”, ambas no Espaço Ituano de Turismo e Cultura, na Praça Padre Miguel, (Matriz), 118, Centro. As exposições, trazidas para a cidade por meio do Consulado Peruano, contam com imagens do caminho Inca Qhapaq Ñan e também da culinária típica local.

Participaram da cerimônia o prefeito Guilherme Gazzola, o secretário municipal de Cultura Geraldo Gonçalves Junior, o cônsul adjunto do Peru Raul Meneses, demais secretários, diretores municipais e população em geral.

Meneses agradeceu a receptividade do povo ituano, contou um pouco sobre a história de seu país e sobre a exposição. “A exposição é parte de um projeto de difundir a cultura peruana pelo Estado de São Paulo passando por Itu”, comentou.

A exposição conta com dezenas de fotos que contam um pouco da história do povo Inca, por meio de imagens de diversos fotógrafos, com curadoria do Ministério das Relações Exteriores do Peru.

A famosa rota que une a cidade de Cuzco, no Peru, ao sítio arqueológico de Machu Picchu, é uma parte mínima do grande sistema de vias do império incaico denominado Qhapaq Ñan. O caminho principal envolve diversos países em mais de cinco mil quilômetros de extensão. Em termos de patrimônio arqueológico é, sem dúvida, o maior monumento que se conhece no continente americano, compartilhado por cinco países andinos. Nessa rota hoje vivem comunidades de agricultores, pastores, mineiros e pescadores.

Já a mostra “Delícias Culinárias do Peru” tem como objetivo apresentar aos visitantes a rica gastronomia peruana. As fotos trazem imagens de pratos tradicionais do país, como ceviche, polvo à oliva, rocoto recheado, lombo salteado, cabrito do norte entre outros.

“Visitando as exposições podemos fazer uma viagem ao Peru, com pontos interessantes sobre a história do país e sua culinária. A cidade ganha muito recebendo uma exposição como essa que enriquece o conhecimento de todos os visitantes, ituanos e turistas”, concluiu Guilherme Gazzola.

A mostra pode ser visitada gratuitamente até o dia 20 de fevereiro de 2019, todos os dias da semana, das 8h às 17h.

Fonte: http://www.itu.com.br/cultura/noticia/abertas-exposicoes-fotograficas-sobre-machu-picchu-e-culinaria-peruana-20181126 (26/11/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Max Uhle