Templo pré-asteca dedicado a 'Senhor Esfolado' é encontrado no México

Estátuas encontradas por arqueólogos (Foto: Divulgação/INAH)

O local é decorado com estátuas do deus Xipe Tótec: sacerdotes utilizavam roupas feitas com pele humana

Arqueólogos encontraram no México vestígios de um antigo templo construído em homenagem a Xip Tótec, o "Senhor Esfolado", reverenciado como uma divindade que trazia fertilidade e regeneração. A estátua que representava o deus foi fabricada por uma civilização anterior aos astecas e, de acordo com os arqueólogos, o centro de cerimônias religiosas foi construído entre os anos 900 e 1150.

A descoberta foi realizada no estado de Puebla, na região centro-sul do país, após escavações em um sítio arqueólogico local. Responsável por liderar o trabalho de pesquisa, o Instituto Nacional de Antropologia e História do México afirmou que a estátua que representava Xip Tótec tem cerca de 80 centímetros de altura e foi feita com cerâmica. Em geral, a peça apresenta boas condições de conservação.

O motivo de Xip Tótec ser conhecido como "Senhor Esfolado" não é nada agradável: sacríficios humanos eram realizados em homenagem ao deus e os sacerdotes vestiam a pele das pessoas assassinadas durante os rituais. Um dos festivais religiosos da época se chamava Tlacaxipehualiztli, que signica "usar a pele dos esfolados".

Ao analisarem a estátua de Xip Tótec os arqueólogos afirmaram que encontraram um buraco na região de sua barriga: de acordo com os especialistas, uma pedra preciosa era colocada no local durante as cerimônias religiosas para "dar vida" à divindade.

Detalhe da escultura da divindade (Foto: Divulgação/INAH)

Os pesquisadores também encontraram duas grandes caveiras feitas com pedra que pesam cerca de 200 quilos cada uma. Elas foram construídas com rocha vulcânica, um material que não é encontrado na região de Puebla: para os arqueólogos, os povos que viviam no local realizavam o intercâmbio de itens com outras civilizações da época.

As caveiras também teriam função cerimonial: elas serviam como tampas para cobrir os buracos onde as pessoas eram sacrificadas durante os rituais religiosos.

Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2019/01/templo-pre-asteca-dedicado-senhor-esfolado-e-encontrado-no-mexico.html (05/01/2019)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Qhapac Ñan: el mayor camino peatonal de la historia universal, el cual unió a pueblos precolombinos de sudamérica.