Arqueólogos descobrem que maias tomavam banho de vapor há 2,5 mil anos

LOCAL TEM BANCOS DE PEDRA ONDE OS BANHISTAS PODERIAM SENTAR (FOTO: DIVULGAÇÃO/JAROSŁAW ŹRAŁKA)

Espaço provavelmente era usado para rituais religiosos em que membros da civilização maia "limpavam" a alma

Banho de vapor não é uma exclusivide dos spas modernos de hoje. Na verdade, ele já era usado pelos maias na antiga cidade de Nakum, na Guatemala, há mais de 2,5 mil anos. Foi o que descobriu o arqueólogo Jarosław Źrałka que, junto com sua equipe, encontrou o banho de vapor há cerca de cinco anos, mas ainda estão escavando o local.

"É um dos mais antigos banhos de vapor da Mesoamérica", disse Źrałka ao Live Science, que ainda afirma que o local é quase totalmente esculpido em rocha calcária. No início, os pesquisadores acreditavam estar lidando com uma tumba, mas enquanto descobriam gradualmente outras partes da estrutura, chegaram à conclusão de que era um banho de vapor.

De acordo com os arqueólogos, tanto os antigos como os maias atuais associam os banhos de vapor a um ritual. Usado apenas pela elite, este local não era apenas para lavar seus corpos, mas também para limpar simbolicamente suas almas antes de eventos importantes.

"Nas crenças maias, cavernas e banhos são tratados quase da mesma maneira: os lugares onde não só os deuses, mas também as primeiras pessoas nasceram e emergiram", diz Źrałka. "Eles também são considerados entradas para o submundo, o mundo habitado por deuses e ancestrais. Cavernas e banhos de vapor também foram associados com a colheita e o local de origem da água que dá vida."

ARQUEÓLOGOS TRABALHAM NO ESPAÇO HÁ CINCO ANOS (FOTO: DIVULGAÇÃO/WIESŁAW KOSZKUL)

A entrada para o banho podia ser feita pelos dois lados do túnel, através de escadas que levam até a sala principal. O vapor era produzido ao lado da entrada, onde eles colocavam pedras aquecidas e salpicadas com água para produzir vapor. Então, o excesso de água fluía por um canal no meio do chão, em direção à saída. O espaço ainda contava com bancos de pedra onde os banhistas poderiam sentar.

Além disso, é possível que os maias tenham construído uma gigantesca estrutura de madeira, pedra e argamassa para impedir que o vapor saísse da sala.

Os arqueólogos descobriram outros antigos banhos maias ao longo dos anos, mas a maioria deles eram apenas fragmentos das estruturas originais. "É por isso que nossa descoberta de um complexo quase completamente preservado é tão importante", afirma Źrałka.

Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2019/01/arqueologos-descobrem-que-maias-tomavam-banho-de-vapor-ha-25-mil-anos.html (16/01/2019)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Max Uhle