Antiga "tumba" maia descoberta na Guatemala revela seus segredos


Arqueólogos descobriram antigas termas maias na cidade maia de Nakum, na Guatemala. Que, a princípio, tinham sido compreendidas como uma "tumba".

Na antiga cidade maia de Nakum, os arqueólogos fizeram uma descoberta impressionante. O que eles tinha a princípio interpretado como uma tumba mostrou-se ser, na verdade, antigas termas, provavelmente utilizadas para rituais. Descobertas num estado de conservação excepcional, elas oferecem aos especialistas um olhar precioso do passado.

Portal para o "submundo"

"É uma das mais antigas termas descobertas na Mesoamérica", ressalta Jaroslaw Zralka, co-diretor do projeto de escavação. As termas são "quase que inteiramente fundadas numa cama de calcário." Apesar de o sítio ter sido descoberto por Zralka e sua equipe há cinco anos, uma escavação ainda está em curso, revelando progressivamente diferentes partes que compõem sua estrutura.

Fragmentos de louça em cerâmica e utensílios de obsidiana foram descobertos no local fazendo com que se pensasse que as termas eram utilizadas para rituais. "Nas crenças maias, as grutas e as termas são tratadas de forma quase similar: tratam-se de locais onde os deuses, mas também os primeiros seres humanos nascem e emergem", explica Zralka. Esses lugares são igualmente considerados como portais para o "submundo", habitado pelos deuses e ancestrais, tendo como ponto de origem a água, provedora de vida.

Verdadeiro complexo termal
Nas termas, um canal vazio no chão possibilita o escoamento do excesso de água. Que, por sua vez, é envolto por escadas que levam ao quarto de vapores, dotado de bancos ocos até mesmo feitos de rocha, onde os banhistas podiam se sentar. Em frente à entrada encontra-se uma casa de forma oval em que grandes pedras ficavam provavelmente postas, aquecidas, imersas de água para produzir vapor.

Os Maias teriam utilizado as termas entre 700 e 300 antes do nosso calendário, antes de serem cobertos com cimento e rochas. "Pode ser que isso tenha alguma ligação com alguma mudança da dinastia dirigente em Nakum, ou com outras grandes mudanças na vida social e religiosa maia", postula o pesquisador Wieslaw Koszkul, encarregado de supervisionar as buscas.

Fonte: https://www.gentside.com.br/arqueologia/antiga-tumba-maia-descoberta-na-guatemala-revela-seus-segredos_art11794.html (04/02/2019)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Qhapac Ñan: el mayor camino peatonal de la historia universal, el cual unió a pueblos precolombinos de sudamérica.