Incas usavam banheiras de pedra para rituais religiosos, diz pesquisa

BANHEIRAS INCAS DE PEDRA EM CHACHABAMBA, NO PERU (FOTO: DOMINIKA SIECZKOWSKA)

Escavação indica que local no Peru era um importante centro de cerimônias para adorar deusas da água e fertilidade

Pesquisadores usaram radares e tecnologia de laser para analisar o solo de Chachabamba, no Vale Sagrado dos Incas, complexo cerimonial que possui um altar e 14 banheiras de pedras, no Peru. O estudo, publicado revista Surveys in Geophysics, revelou mais duas estruturas que foram construídas há 500 anos.

Segundo Mariusz Ziółkowski, do Centro de Estudos Andinos na Universidade de Varsóvia, as escavações ajudaram a explicar como o povo inca usava banhos para rituais.

ALTAR INCA DE PEDRAS EM CHACHABAMBA, NO PERU (FOTO: DOMINIKA SIECZKOWSKA)

Em 1941, foram descobertas canais de água de uma cachoreira que enchiam as banheiras de Chachabamba. A nova pesquisa aponta que o local era um importante centro religioso para adorar deusas da água e fertilidade.

"Este foi, sem dúvida, um local de uso cerimonial", disse Ziołowski à Live Science. "As características mais notáveis do local são a presença de uma rocha sagrada esculpida, provavelmente uma 'huaca', monumento andino, e uma quantidade incomum de banheiras."

Para os pesquisadores, as banheiras eram utilizadas para limpeza da alma e corpo. "Um elemento muito importante, especialmente durante a festa de Situa, festival da Lua", afirmou Ziółkowski. "Os incas achavam essencial lavar os pecados com água. Depois, os banhistas descartavam suas roupas velhas e usavam roupas novas."

Para Dominika Sieczkowska, estudante de doutorado no Centro de Pesquisa Andina, da Universidade de Varsóvia, os canais de água eram "muitos avançados". "Com o tempo, o complexo foi expandido e os canais de abastecimento de água mudaram", comentou.

A fonte da água, no entanto, não foi alterada: continuava a ser de uma cachoeira próxima. Os incas construíram um sistema com blocos de pedra e que era parcialmente subterrâneo para levar a água até as banheiras. Depois de utilizada, a água era despejada em outro canal que seguia para um rio próximo.

PESQUISADORES ESCAVANDO O COMPLEXO INCA DE CHACHABAMBA (FOTO: DOMINIKA SIECZKOWSKA)

FONTE: HTTPS://REVISTAGALILEU.GLOBO.COM/CIENCIA/ARQUEOLOGIA/NOTICIA/2019/02/INCAS-USAVAM-BANHEIRAS-DE-PEDRA-PARA-RITUAIS-RELIGIOSOS-DIZ-PESQUISA.HTML (25/02/2019)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Qhapac Ñan: el mayor camino peatonal de la historia universal, el cual unió a pueblos precolombinos de sudamérica.