Em Manaus, artefatos contam história amazônica em exposição

Peças arqueológicas e etnográficas estarão expostas a partir desta sexta-feira. Foto: Divulgação

Iniciativa tem o objetivo de socializar e divulgar o patrimônio cultural do Amazonas.

Da Redação / portal@d24am.com

Manaus - O passado pré-histórico das populações locais que habitavam a Região Amazônica, antes da chegada dos colonizadores, e o presente de alguns grupos étnicos contemporâneos, tudo representado por artefatos arqueológicos e etnográficos. Esse é o foco da nova exposição apresentada pelo Shopping Manaus ViaNorte, a partir desta sexta-feira (8).

A iniciativa, fruto do Programa de Socialização e Educação Patrimonial do centro de compras, tem o objetivo de socializar e divulgar o patrimônio cultural do Amazonas. Os visitantes receberão um catálogo com conteúdo explicativo sobre o material em exibição. Alunos de escolas públicas da capital que visitarem a mostra receberão kits com material de educação patrimonial, contendo livrinhos de história e jogos elucidativos sobre a cultura regional, entre outros.

“A ideia de unir a exposição a um Programa de Educação Patrimonial no shopping é para dar maior visibilidade a estudos relacionados à Arqueologia e Etnologia. Dessa forma, buscamos valorizar o patrimônio cultural e a história sociocultural amazonense”, explica a gerente de Marketing do ViaNorte, Isabela Teles.

Nesse sentido, o arqueólogo Luciano Souza, diretor da Divisão/Laboratório de Arqueologia do Museu Amazônico, ressalta a importância, para a Arqueologia, de se compartilhar com o público as pesquisas e descobertas realizadas na região. “Essa iniciativa, de realizar uma mostra dentro de um shopping, é de extrema importância para socializar os diferentes tipos de artefatos arqueológicos produzidos pelas populações que ocuparam o Estado do Amazonas. Nesta amostra, serão expostos alguns artefatos arqueológicos do acervo do Museu Amazônico, que é composto, basicamente, por materiais cerâmicos (urnas funerárias, vasilhas, adornos, utensílios de possíveis rituais); material lítico (lascas, machados polidos, lâminas de corte, pontas de projéteis), e outros”, informou.

Com acesso gratuito, o evento é uma realização do shopping, em parceria com a Uatumã Consultoria Arqueológica & Socioambiental e apoio do Museu Amazônico/Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Amazonas (Iphan-AM). O centro de compras está situado na Avenida Arquiteto José Henriques Bento Rodrigues, 3.760, Nova Cidade.

Fonte: http://new.d24am.com/amazonia/historia/manaus-artefatos-contam-historia-amazonica-exposicao/133462 (06/05/2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Max Uhle