Pesquisadores encontram placar de jogo maia de mais de mil anos no México

O objeto de 40 kg apresenta uma inscrição representando dois personagens adversários vestidos de jogadores e usando cocares

Por:  Redação Galileu - 11/04/2023

Um placar feito de pedra, utilizado em um jogo de bola maia há mais de 1,1 mil anos, foi descoberto por arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) na zona arqueológica de Chichén Itzá, no México.

A descoberta foi divulgada nesta segunda-feira (10) pela instituição. O placar circular de 40 kg apresenta uma faixa glífica em baixo-relevo retratando dois personagens que seriam jogadores de bola. Na inscrição, há uma referência a uma data no calendário maia que equivale ao ano 894 d.C..

“Neste sítio maia é raro encontrar escrita hieroglífica, muito menos um texto completo, isso não acontece há mais de 11 anos", diz o arqueólogo Pérez Ruiz em comunicado. 

Com 32,5 centímetros de diâmetro e 9,5 centímetros de espessura, o placar foi encontrado pela arqueóloga Lizbeth Beatriz Mendicuti Pérez dentro do complexo arquitetônico da Casa Colorada, que tem este nome devido a restos de tinta vermelha encontrados em seu interior. O local, também chamado de Chichanchob, tinha uma quadra de bola.

Ruiz estima que o placar encontrado deva ser do período Clássico Terminal ou Pós-Clássico Inicial, entre o final dos anos 800 e o início de 900 d.C.. O objeto ganhou apelido de Disco de los Jugadores de Pelota, que significa “disco de jogadores de bola”. Segundo o arqueólogo, a peça provavelmente marcou um acontecimento importante referente a uma partida ocorrida na Casa Colorada nessa época.

Um estudo iconográfico e epigráfico, a cargo do arqueólogo Santiago Fernández, identificou no placar os dois jogadores em pé na frente de uma bola.

Segundo o pesquisador, o personagem da esquerda usa um cocar de penas e uma faixa que apresenta um elemento em forma de flor, provavelmente um nenúfar (planta aquática pertencente à ordem Nymphaeales). Na altura do rosto do jogador, pode-se distinguir um pergaminho, que pode ser interpretado como um sopro ou voz.

Já o adversário usa um cocar conhecido como “turbante de cobra”, cuja representação pode ser vista em várias ocasiões em Chichén Itzá. O indivíduo usa roupas de proteção para o jogo.

A identidade dos jogadores do disco permanece desconhecida, assim como o resultado da partida. De acordo com o site IFLScience, o jogo maia envolvia normalmente uma bola de borracha impulsionada usando o quadril, cotovelo ou joelho.

Fonte: Pesquisadores encontram placar de jogo maia de mais de mil anos no México | Arqueologia | Galileu (globo.com)

Comentários

  1. El juego de la pelota maya es un gran incomprendido por la sociedad actual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é verdade Srº Vila! Este é um caso de "rotular" algo que não entendemos com algo aproximado dos tempos atuais. O resultado é que obtemos uma visão distorcida da realidade maia. O jogo de bola desse grupo pré-colombiano ainda está para ser compreendido por nós!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Qhapac Ñan: el mayor camino peatonal de la historia universal, el cual unió a pueblos precolombinos de sudamérica.