segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Expedição na selva encontra 140 peças arqueológicas na Amazônia peruana

Globo Amazônia

Um total de 140 peças arqueológicas, incluindo machados de pedra e ferramentas usadas na indústria têxtil, foram encontradas na Amazônia peruana nos últimos dias. Segundo a agência oficial de notícias do Peru, a Andina, as peças estavam na região do Alto Amazonas, ao norte do país.

Os vestígios seriam de cerca de 1.200 anos atrás e indicam que os antigos habitantes da floresta no local realizavam atividades produtivas, de acordo com o Instituto de Investigação da Amazônia Peruana (IIAP). O órgão resgatou os artefatos e entregou para autoridades da área de cultura no país.

Segundo explicação do arqueólogo Santiago Rivas à agência Andina, as peças ficaram expostas após ocorrer um deslizamento de terra, causado pelas chuvas na região. Um morador da área informou pesquisadores que estavam em viagem sobre as peças, que puderam ser então estudadas.

Além dos machados de pedra, vasos, pratos, a escultura de um humano e outros fragmentos estavam entre as peças descobertas. Os arqueólogos acreditam que possa haver mais peças ainda escondidas no local do novo achado. Novos estudos deverão ser feitos para entender como as peças eram usadas pelas antigas civilizações da região. (AL)

Fonte: http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=117535 (31/12/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário