segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

SOS EGITO

Prezados Amigos,

Estou dando uma pausa ao tema "Arqueologia Americana".
Este comunicado é URGENTE, e trata-se do Patrimônio saqueado no Egito!

Todos tem acompanhado os recentes acontecimentos políticos no Egito. Devido aos tumultos ocorridos, o patrimônio arqueológico daquele país está sendo depredado! Inclusive peças do Museu do Cairo!

Um amigo do Rio de Janeiro - Claudio Prado de Mello - escreveu e estou repassando o alerta!Vamos ajudar! Repassem e escrevam a UNESCO!:



Tal como é de conhecimento de todos, o Egito esta passando por transformaçoes politicas nesse exato momento .O que ainda nao foi vinculado na Media com clareza é o que esta acontecendo com o seu Patrimonio Cultural e Arqueologico .

Como os Sitios e Museus sempre foram protejidos pela Policia e pelo Estado, agora que ambos estao com dificuldades... Boa parte da populaçao, de camponeses, de trabalhadores braçais, de desocupados e de pessoal de baixa renda ( talvez a maioria da populaçao ) esta correndo em direçao aos sitios arqueologicos e monumentos e ate museus e quebrando tudo e roubando o que podem.

Ate o Museu do Cairo foi invadido e vandalizado. Esculturas de Tutankhamon que foram capas de livros foram destruidas e seus restos espalhados por todas as partes do Museu. Mando uma foto em anexo mostrando o que sobrou de duas esculturas;

Nas cidades do interior ao longo do Nilo a devastaçao tem sido intensa e boa parte da historia da humanidade naquele lugar esta se perdendo numa proporçao ate maior do que foi no IRAQUE, apos a quedra de Saddam Hussein.

Por isso, estamos fazeno um APELO a UNESCO !!!

Caso voce ache que essa preocupaçao procede, escreva para os seguintes representantes da UNESCO e peça que medidas urgentes contenham essa devastaçao:

Sao eles :


m.apaydin@unesco.org;
L.Eloundou-Assomo@unesco.org;
V.Dauge@unesco.org;
d.morisse@unesco.org

Esses quatro sao pessoas importantes dentro da UNESCO, com sede em Paris. Sao eles:

1) Marina Apaydin, Deputy Director Management - UNESCO World Heritage Centre
2) Lazare Eloundou Assomo - Chief of Unit - Africa Section
3) Veronique Dauge - Chief of Section - Arab States Section
4) Dominique Morisse - Programme Specialist

Caso voce nao saiba exatamente o que dizer ( em ingles ou frances), copie as linhas abaixo e mande:


DEAR REPRESENTATIVES OF UNESCO,

We have information that the situation in Egypt is really awful. Local people are running to the archaeological sites in order to dig the archaeological sites, as the people did in Iraq some years ago. Isolated places along the Nile are being damaged continuously.

We are writing to the Representatives of UNESCO in order to ask for a decisive and effective action against the Vandalism.

Thanks in advance


(SEU nome, cidade e pais)

eu mandei como Claudio Prado de Mello, Rio de Janeiro, Brasil

COLABOREM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário