Pipocas milenares encontradas no Peru

Descoberta arqueológica leva peritos a concluir que tão cedo quanto 4700 a.C. já se comiam pipocas no Peru.

Por
Tiago Oliveira (www.expresso.pt)

Pipocas eram usadas como suplemento da alimentção regular.Getty Images.

Ainda não custavam uma fortuna numa qualquer sala de cinema e não irritavam espectadores a tentar ver um filme em silêncio absoluto.Mas, de acordo com uma recente descoberta arqueológica, desde 4700 a.C. que se comiam pipocas no Peru.

A conclusão foi tirada por uma equipa do Museu de História Nacional do Instituto Smtihsonian, sediado em Washington, liderada pela investigadora Dolores Piperno.

Os dados inferidos a partir dos restos fossilizados de milho descobertos nas escavações arqueológicas de Paredones e Huaca Prieta mostram que os antigos habitantes destas áreas usavam diversos métodos para obter as pipocas.

Espanto dos investigadores
As muitas formas e moldes encontrados para trabalhar o milho espantaram os investigadores, pela sofisticação da variedade e até porque as pipocas seriam utilizadas, tal como nos dias de hoje, como um suplemento para as principais utilizações do milho.

Dolores Piperno revelou mesmo, em declarações reproduzidas pela "BBC News", que a descoberta só pode levar à conclusão de que "os agricultores peruanos gostavam de experimentar e deixar crescer coisas invulgares para a época".

Fonte: http://aeiou.expresso.pt/pipocas-milenares-encontradas-no-peru=f700549 (20/01/2012)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Qhapac Ñan: el mayor camino peatonal de la historia universal, el cual unió a pueblos precolombinos de sudamérica.