Pesquisadores no Peru descobrem um novo trecho do Caminho Inca perto de Machu Picchu

Machu Picchu. Imagem no Flickr do utilizador szeke. CC BY-NC-SA 2.0.

Machu Picchu pode ser uma cidade antiga, mas ali ainda existe muito por descobrir.

Foi descoberto um novo trecho do Caminho Inca – a vasta rede de estradas construídas no Império Inca, entre as quais as que levam a Machu Picchu em Cusco no Peru, as mais conhecidas dos visitantes. Ele vai de Wayraqtambo (Pousada dos Ventos), atrás de Machu Picchu, até um local de observação que proporciona uma vista única da Llaqta (aldeia).

A Direção Descentralizada de Cultura de Cusco anunciou a descoberta em seu site [es], o qual foi republicado [es] pelo site Cusco 2.0:

“O impressionante caminho descoberto tem um quilômetro e meio de extensão e possui entre 1,20 e 1,4 metro de largura, variando de acordo com a topografia do terreno. Ele ainda não pode ser apreciado em sua totalidade por que parte está encoberta pela vegetação, mas, graças à equipe de pesquisadores do Parque de Machu Picchu, algumas partes puderam ser liberadas do mato e das árvores que as tapavam, mostrando muros de contenção construídos pelos incas de até três metros de altura. ”

Já o site Mystery Planet [es] destacou:

“Atualmente, somente 25 por cento da rede viária inca são visíveis. O resto foi destruído ou pelos conquistadores no passado ou mais recentemente por construções modernas. Mesmo assim, pesquisadores em Machu Picchu anunciaram a descoberta recente de uma nova seção do caminho [...] localizada na parte posterior da montanha Machu Picchu, entre os sítios arqueológicos de Wiñay Huayna e Intipata.”

O jornal La Nación noticiou mais detalhes:

“O Caminho Inca (Qhapaq Ñan, em língua indígena) é uma rede viária de aproximadamente 40 mil quilômetros, que ligava Peru, Chile, Colômbia, Ecuador, Argentina e Bolívia, cuja construção foi finalizada durante o Império Inca, com a maior parte localizada no Peru. Vários governos da região solicitaram em conjunto à ONU que declare o Caminho Inca como Patrimônio Cultural da Humanidade”

Fonte: http://pt.globalvoicesonline.org/2014/07/09/pesquisadores-no-peru-descobrem-um-novo-trecho-do-caminho-inca-perto-de-machu-picchu/ (09/07/2014)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Max Uhle