quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Google Street View disponibiliza passeio virtual pelas fantásticas ruínas de Machu Picchu


Machu Picchu é um lugar que pode facilmente fascinar os amantes de arqueologia, antropologia, ou simplesmente os que se interessam por culturas antigas de povos nativos das Américas. Porém, poucos são os que tem a oportunidade de investir em uma aventura nos lugares elevados para apreciar as belíssimas paisagens e construções da "cidade perdida dos Incas".

Porém os mais interessados em conhecer essas magníficas ruínas localizadas a 2400 metros de altitude, ficarão satisfeitos ao saber que a equipe do Google Street View mapeou a antiga cidade-templo-palácio, com uma mochila munida de muitas câmeras. Descoberta e apresentada ao mundo em 1911, Machu Picchu era um mistério para os arqueólogos e historiadores antigos e seu propósito ainda não foi completamente desvendado até hoje. Localizada no topo de uma montanha no vale do rio Urubamba, no atual Peru, a cidade foi construída no século XV, sob as ordens de Pachacuti, e hoje é considerada o símbolo mais típico do Império Inca.

Embora seja evidente que a cidade abrigava tanto realeza quanto camponeses, foi também usada para fins religiosos, comércio e agricultura extensiva, e é exatamente isso que torna obscuro o motivo dos incas edificarem um lugar de tamanha importância no alto de uma montanha. E isso tem sido o fascínio de Machu Picchu - o seu mistério.


O Templo Principal, um lugar enorme, fica localizado na posição mais alta da cidade, e possuía um grande significado espiritual para o povo da cidadela. E excursionar a vasta Praça Principal permite caminhar por um dos lugares cerimoniais mais sagrados no local, que séculos atrás celebrou rituais sociais e religiosos para os incas.

Embora o Street View não consiga capturar a maravilha absoluta do lugar, que só será possível com uma visita pessoal, os usuários poderão fazer um passeio virtual para ter melhor noção dos motivos de tanto fascínio exercido pela "cidade perdida". Por exemplo, você pode observar mais atentamente as pedras firmemente instaladas que compõem as cerca de 200 estruturas do local, muitas das quais foram simplesmente encaixadas como um "quebra-cabeças", sem o uso de argamassa.

O projeto do Google Street View também inclui uma caminhada através do Museo Macchupicchu na Casa Concha, onde você pode obter uma boa olhada em mais de uma centena de artefatos incas.Tudo definitivamente vale a pena conferir.

O passeio virtual já está disponível no Google Street View, portanto acesse agora mesmo a página dedicada à Machu Picchu e conheça um pouco mais sobre esse pedaço fascinante do passado dos povos da América.

Fonte: http://www.tudocelular.com/google/noticias/n64523/street-view-machu-picchu.html (04/12/2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário