sábado, 1 de outubro de 2016

Povos utilizavam corante em tecidos há 6 mil anos


Um dos principais inventos da antiguidade, os corantes índigos — substâncias de tom azulado, extraídas de folhas de plantas — foram utilizados tanto na escrita quanto na tecelagem, colorindo peças de lã, algodão e linho. O registro mais antigo de seu uso era de 4 mil anos atrás, no Egito, mas, em estudo publicado na revista Science Advances, pesquisadores relatam que resquícios da tinta natural foram encontrados em um tecido de algodão com mais de 6 mil anos, encontrado na América do Sul. Os cientistas acreditam que a descoberta, além de mudar a data de início do uso dessa tecnologia, traz importantes dados sobre o desenvolvimento tecnológico dos povos pré-colombianos.

O trabalho teve origem em uma pesquisa anterior, publicada em 1985, que analisava achados arqueológicos na região de Huaca Prieta, um sítio localizado no Peru. Ao conhecer o estudo, Jeffrey Splitstoser, pesquisador do Departamento de Antropologia da Escola Columbian College of Arts and Sciences, nos Estados Unidos, viu o potencial do material e resolveu investigar a região. “Quando li sobre essa pesquisa entre 2011 e 2012, durante uma bolsa de estudos que recebi da Universidade Mercyhurst, na Pensilvânia, percebi o seu significado e acreditei que aquela região poderia trazer mais dados sobre a história do índigo no mundo”, conta ao Correio o autor do estudo.

Durante as buscas no local, Splitstoser e sua equipe escavaram um tecido de algodão bem conservado na região de Huaca Prieta. O grupo estudou a amostra, além de fios azuis de outros sete tecidos encontrados na mesma área, por meio de uma avançada técnica de análise química. Os resultados confirmaram a presença do corante índigo nas peças.

De acordo com os autores, os povos pré-colombianos usavam a tintura há 6 mil anos, muito antes dos egípcios, que passaram a fabricar têxteis com o corante há 4,4 mil anos. “Essa descoberta muda a história, empurrando para trás o uso conhecido de algodão e índigo por mais de mil anos. E situa sua ocorrência na América do Sul”, afirma o autor. Outras evidências de uso do corante na antiguidade foram encontradas em artefatos chineses com pouco mais de 3 mil anos.

Redação com revista Science Advances

Fonte: http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20160917172904&cat=mundo&keys=povos-utilizavam-corante-tecidos-ha-mil-anos (17/09/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário