Origem e propósito das linhas de Nazca continuam sendo um mistério

(FOTO: FLICKR/BEN)

As hipóteses em torno das figuras formadas no solo do deserto peruano vão desde aliens até manifestações de culturas antigas

Na terra, elas são quase imperceptíveis, mas vistas de cima, formam figuras incríveis. Trata-se das linhas de Nazca, que ficam em um deserto com o mesmo nome, no Peru.

Consideradas patrimônio mundial pela UNESCO desde 1994, elas foram descobertas em 1927, quando o piloto Toribio Mejia Xespe as avistou ao sobrevoar a região. São mais de 13 mil traços que formam 800 figuras, algumas delas se estendem por mais de 65 quilômetros.

Até hoje não se sabe ao certo qual é a origem ou o propósito das linhas. Ao longo do tempo, foram criadas várias teorias envolvendo religião, cultura e até alienígenas. Conheça algumas delas:

- O escritor suíço Erich Von Däniken acredita que as imagens formadas pelas linhas seriam uma espécie de sinalização para o pouso dos alienígenas.

- Há quem acredite que as linhas tenham uma ligação com a astrologia. A arqueóloga Maria Reiche é uma delas. Ela sugere que algumas das figuras correspondam diretamente a constelações visíveis durante épocas específicas do ano. A figura do macaco, por exemplo, seria uma representação da Ursa Maior, e o golfinho e a aranha teriam relação com Orion.

- As linhas seriam indicadores de onde se encontra a água no subsolo do deserto peruano. É o que acredita o pesquisador norte-americano David Johnson.

- Os arqueólogos Markus Reindel, do Instituto Alemão de Arqueologia, e Johnny Isla, do Instituto Andino de Pesquisa Arqueológica veem as linhas como locais de oferenda para os deuses. Cada figura significaria algo em específico, como fertilidade, saúde e fornecimento de água.

O caso de Nazca não está nem perto de ser solucionado. Enquanto isso, aguardemos as próximas especulações.

Via Ancient Origins

*Com supervisão de André Jorge de Oliveira

Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/09/origem-e-proposito-das-linhas-de-nazca-continuam-sendo-um-misterio.html (18/09/2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Max Uhle