O mistério das pinturas pretas descobertas em Machu Picchu

Segundo especialista, é a primeira vez que imagens rupestres são encontradas tão perto da cidade turística peruana.

Da BBC
Imagens encontradas medem cerca de 15 centímetros (Foto: BBC/Ministério da Cultura do Peru)

A descoberta de pinturas rupestres na região de Machu Picchu vem intrigando os arqueólogos que trabalham para o governo do Peru.

As imagens foram encontradas há poucos meses pela equipe que investiga o local em busca de elementos que possam ajudar a entender melhor a história da misteriosa cidade inca, construída a 2,4 mil metros acima do nível do mar.

Mas por enquanto as pinturas oferecem mais perguntas do que respostas.

Área onde pinturas foram encontradas (Foto: BBC/Ministério da Cultura do Peru)

"As novidades são que as pinturas estão perto do monumento e o fato de elas terem sido feitas na cor preta", disse à BBC Mundo, serviço em espanhol da BBC, Fernando Astete, diretor do Parque Arqueológico Nacional de Machu Picchu.

O especialista explicou que pinturas rupestres já haviam sido encontradas em cerca de 20 pontos diferentes do parque, mas é a primeira vez que são descobertas tão perto de Machu Picchu.

"Elas foram encontradas na estrada principal de acesso, em um lugar conhecido como Pachamama, trilha inca que vai de Intipunco a Machu Picchu, a cerca de 10 minutos do monumento", explicou.

Segundo Astete, as pinturas anteriores são de cor laranja, ocre ou mais amareladas, "que são abundantes na iconografia inca".

A descoberta de imagens feitas em preto é inédita.

"Na pintura é possível identificar uma figura humana, uma espécie de lhama e alguns outros elementos ainda não definidos. São todas pintadas na cor preta e têm mais ou menos 15 centímetros."

À direita, a imagem de um animal (Foto: BBC/Ministério da Cultura do Peru)

Embora haja muita especulação sobre a possibilidade de as imagens serem do período pré-inca ou de mudarem alguma das teses sobre Machu Picchu, Estete preferiu adotar cautela.

"Ainda não podemos determinar se são mais antigas. Em Arqueologia, trabalhamos por associação. Machu Picchu é uma área inca, as tumbas que foram encontradas ali são incas, então consideramos que as pinturas também possam ser incas, mas temos de concluir as investigações antes de determinar a sua idade."

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2016/07/o-misterio-das-pinturas-pretas-descobertas-em-machu-picchu.html (13/07/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Max Uhle