Impressões digitais revelam a divisão do trabalho por gênero na Pré-História

PESQUISADORES ANALISARAM IMPRESSÕES DIGITAIS EM PEÇAS DE CERÂMICA (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Ao analisar potes de cerâmica preservados, pesquisadores afirmam que os trabalhos domésticos não eram restritos às mulheres

Por: Redação Galileu

É difícil saber como era o papel de gênero nas sociedades pré-históricas, mas uma equipe de pesquisadores encontrou uma maneira inovadora de estudar a divisão do trabalho. Eles analisaram impressões digitais deixadas em cerâmicas para observar a proporção de homens e mulheres trabalhando nessa atividade, desafiando a ideia de que o trabalho de homens e mulheres era bastante fixo em sociedades pré-industriais.

John Kanter, da Universidade do Norte da Flórida, usou impressões digitais reais em uma cerâmica de mil anos da comunidade ancestral Puebloan, uma antiga cultura nativa nos Estados Unidos. Este período é caracterizado pelo rápido surgimento de um centro político e religioso altamente influente na região norte-americana conhecida como Canyon Chaco.

Segundo o estudo publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences, foram coletados 985 fragmentos de cerâmica. Kanter usou o fato de as linhas das digitais estarem, em média, mais distantes nos dedos dos homens do que nas mulheres, para estabelecer qual era o sexo das pessoas que fizeram a peça.

O pesquisador descobriu que 47% dos fragmentos foram feitos por mãos distintamente masculinas, 40% por mulheres (ou talvez crianças) e 13% tinham falhas que não possibilitaram a identificação, refutando a ideia de que cerâmica era um trabalho especificamente feminino.

Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2019/06/impressoes-digitais-revelam-divisao-do-trabalho-por-genero-na-pre-historia.html (05/06/2019)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Qhapac Ñan: el mayor camino peatonal de la historia universal, el cual unió a pueblos precolombinos de sudamérica.