Idioma antigo é descoberto em carta desenterrada no Peru.

Arqueólogos encontraram carta durante escavação no Peru escrita com língua não conhecida. A carta data do século XVII, e o idioma provavelmente era falado por índios do norte peruano. As informações são da Reuters .

Os arqueólogos da equipe são de diversos países. A carta foi encontrada embaixo de escombros de uma igreja próxima à Trujillo, a 560 km de Lima. A localidade foi habitada por frades dominicanos por dois séculos.

"Investigações apontam que o pedaço de papel guarda um sistema numérico que foi perdido por milhares de anos", disse à Reuters Jeffrey Quilter, arqueólogo da Universidade de Harvard, Estados Unidos. Imagem da carta foi divulgada pela equipe e mostra uma coluna de números escritas em espanhol e traduzida para uma língua que especialistas dizem estar extinta.

A língua, possivelmente, foi influenciada pelo Quechua, idioma que ainda é falado por milhares de pessoas nos Andes. Acredita-se que possa ser uma versão de idioma falado por pescadores do norte peruano que viviam há séculos no local. A carta foi descoberta em 2008, porém mantida em segredo e só divulgada agora.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4702701-EI8147,00-Idioma+antigo+e+descoberto+em+carta+desenterrada+no+Peru.html (27/09/2010)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARAL: LO QUE REVELA EL HALLAZGO ARQUEOLÓGICO PERUANO DEL 2016

Estudio revela cuál fue causante de muerte de aztecas en México

Descubren en Guatemala rastros de un primer colapso en la civilización Maya