México: exibirão peça associada a Pirâmide do Sol

México,(Prensa Latina) Um monolito com a representação de uma divindade desconhecida, que durante os dois primeiros séculos de nossa era fez parte da Pirâmide do Sol, será exibido pela primeira vez no Museu Nacional de Antropologia.

Junto à peça, descoberta em 2007, também será exibidas a escultura mais completa do deus Huehuetéotl encontrada até o momento, informou o arqueólogo Alejandro Sarabia, curador da sala dedicada a Teotihuacan na exposição "Seis cidades antigas da Mesoamérica, Sociedade e Meio Ambiente".

Segundo o especialista, a mostra reunirá mais de 400 peças pré-hispânicas, que dão conta do desenvolvimento desta antiga cidade mexicana e de outros lugares como Monte Albán, El Tajín, Palenque, Tenochtitlan e Tlatelolco.

O diretor da zona arqueológica de San Juan Teotihuacan, no Estado do México, destacou que a peça monolítica realizada em andesita cinza é única, pela conservação do estuco e pigmentos, principalmente da cor vermelha, um caso pouco recorrente entre outros trabalhos em pedra do lugar.

Sarabia detalhou que a escultura foi localizada em dezembro de 2007, em uma plataforma que circunda a esquina sudoeste da Pirâmide do Sol.

De acordo com os estudos realizados, determinou-se que em um primeiro momento, o monolito funcionou como um elemento arquitetônico da Pirâmide do Sol, e depois desmantelado junto com outras esculturas similares para ser oferendado a outro edifício adjacente a este.

O arqueólogo Sarabia precisou que dentro da exposição, a seção dedicada à cidade de Teotihuacan está desenhada para que o visitante se aprofunde no conhecimento dessa metrópole pré-hispânica, cuja história remonta aos séculos I e II da era cristã.

Estudos revelam que Teotihuacan foi uma das maiores e mais povoada cidades do continente americano na época pré-hispânica, e chegou a se estender por quase 23 quilômetros quadrados e pouco mais de 40 mil habitantes viveram nela.

Fonte: http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=269739&Itemid=1 (07/03/2011)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Max Uhle