São Sebastião - Cidade recebe exposição fotográfica “Qhapaq Ñan, o Caminho dos Incas”

Litoral Norte - No dia 04 de março, São Sebastião recebe o cônsul geral adjunto do Peru, Eduardo Peres Del Solar, e sua esposa para o lançamento da exposição fotográfica “Qhapaq Ñan, o Caminho dos Incas”. A abertura oficial do evento acontece às 12h, no Teatro Municipal de São Sebastião, na região central. A exposição ficará aberta à visitação até o dia 30 de março, das 14h às 21h, e reúne 80 fotografias e mapas da Cordilheira dos Andes.

O “Qhapaq Ñan” trata-se do principal caminho nos Andes, onde os incas aproveitaram as redes viárias construídas por culturas anteriores e desenvolveram uma nova rota. Atualmente, vivem nessas imediações comunidades de agricultores, mineiros, pescadores e artesãos.

A consulesa Ana Teresa Lecaros destacou que a exposição retrata em imagens curiosidades e momentos do povo inca. “O desejo do governo do Peru é que o Brasil conheça os costumes de nossa população, para que essa arte seja divulgada e alcance toda a América Latina”, disse.

A mostra dá uma introdução da história dos incas e do mundo andino. As fotografias mostram as paisagens, as pessoas, os animais e os monumentos arqueológicos e um caminho que atravessa diferentes geografias.

O Qhapaq Ñan passa pelo Peru, Bolívia, Equador, Chile, Argentina e Colômbia, que juntos tentam inscrever o caminho na Lista do Patrimônio Mundial da Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura das Nações Unidas (Unesco). Com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), iniciaram um projeto de preservação dos valores culturais e naturais da região por onde passaram os incas.

Segundo o cônsul, é uma grande honra apresentar essa mostra para a cidade de São Sebastião, a qual vai contribuir para um melhor conhecimento do país andino.

A exposição é uma realização do Instituto Dom Romero e da Embaixada e Consulado do Peru, com apoio da Prefeitura de São Sebastião.

Fonte: http://www.onoticiado.com.br/noticias/sao-sebastiao/8089-sao-sebastiao-cidade-recebe-exposicao-fotografica-qhapaq-nan-o-caminho-dos-incas.html (25/02/2011)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Qhapac Ñan: el mayor camino peatonal de la historia universal, el cual unió a pueblos precolombinos de sudamérica.