Arqueólogos descobriram cães mumificados no Peru

Os cães mumificados foram descobertos há cerca de duas semanas, envoltos em panos, numa das pirâmides de Pachacamac, a cerca de 25 quilómetros a sul de Lima, adiantaram, à AFP, os arqueólogos no local. Os especialistas estão especialmente interessados no facto de estes cães não serem “cães nus”, a raça milenar sem pêlo originária do Peru, nem se aparentarem com os cães pastores encontrados também mumificados há cerca de 20 anos no sul do país, junto a Chiribaya.
“Os dentes afiados levam a crer tratarem-se de cães domesticados, utilizados também na caça”, explicou Enrique Angulo, médico veterinário que está a acompanhar as investigações. “Os cães mumificados estão em bom estado, com a pele e a mandíbula completas”, afirmou, por seu turno, o arqueólogo Jesus Holguin, que, apesar das análises já realizadas, ainda não conseguiu determinar a raça.
Análises mais profundas vão permitir confirmar se os animais foram sacrificados e mumificados para acompanhar a criança, também ela sacrificada, como deduzem os arqueólogos.
Fonte: http://jn.sapo.pt/blogs/osbichos/archive/2010/11/12/arque-243-logos-descobriram-c-227-es-mumificados-no-peru.aspx (12/11/2010)
Comentários
Postar um comentário