11 sítios arqueológicos antigos destruídos pelos seres humanos


Colegas,
Esse artigo contém 11 sítios arqueológicos recentes que foram destruídos pela estupidez humana, guerras e conflitos. Dos 11 locais citados pela autora, 3 deles pertencem ao universo Americano. Vale a pena dar uma olhada no artigo original, com fotos e vídeos. O link está no final do artigo.

6. Destruição de locais arqueológicos no Rally Dakar de 2009


Em 2009, ao invés de ocorrer em seus locais habituais entre Paris e Dakar, o Rally Dakar foi sediado no Chile e na Argentina. Isso acarretou em danos a quatro sítios arqueológicos na região do Atacama e dois na região de Coquimbo, cerca de 500 quilômetros ao norte de Santiago.

Sofreu mais El Pelicano, perto da cidade de La Higuera, em Coquimbo, onde uma equipe de arqueólogos descobriu um acampamento de caçadores-coletores pré-colombianos destruído pela metade. Os veículos da corrida estragaram facas, pontas de flechas, lanças de pedra e outros fragmentos de cerâmica e conchas, além de ossos humanos e estruturas que datam de 9.000 aC a 1.500 dC.

Na mesma época, Sergio Cortes, um guarda local e operador de turismo, havia dito às autoridades que no Tarapacá, região sul de Iquique, geoglifos de 5.000 anos ou mais e dunas notáveis que preservam padrões de vento de 18.000 anos tinham sido seriamente danificados por veículos de turismo. Geoglifos são imagens enormes retratando seres humanos, animais e padrões geométricos feitas no deserto, que só são devidamente legíveis quando vistas a partir do ar.

9. Pirâmide maia em Belize


Uma das maiores pirâmides do povo maia no complexo Nohmul, com 30 metros de altura, datada a partir do século III aC, foi destruída por uma empresa em Belize enquanto ela cavava o local para construir uma estrada, em maio desse ano

10. Sítio arqueológico El Paraíso


Uma pirâmide de 4.000 anos foi destruída no sítio arqueológico El Paraíso, um dos maiores assentamentos do período pré-cerâmico tardio perto de Lima, no Peru, em junho de 2013. Ela tinha 6 metros de altura. Se não fosse a ação da polícia, pelo menos mais três pirâmides teriam sido destruídas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Qhapac Ñan: el mayor camino peatonal de la historia universal, el cual unió a pueblos precolombinos de sudamérica.