PESQUISADORES DESCOBREM BRUTAL RITUAL DE SACRIFÍCIO DOS INCAS


Abandonados no topo de vulcões, crianças se tornariam um intermédio entre deuses e pessoas

Por FABIO PREVIDELLI

Arqueólogos descobriram que crianças do Império Inca eram levadas ao topo de montanhas e vulcões para serem atingidas por raios durante um ritual de sacrifício chamado de ‘capacocha’.

A pesquisa foi conduzida pela bioarqueóloga Dagmara Socha, do Centro de Estudos Andinos da Universidade de Varsóvia (CEAC) em Cuzco, que há anos estuda os restos mortais como parte de um projeto integrado com o Museu de Santuários Andinos da Universidade Católica de Santa Maria, em Arequipa.

De acordo com Dagmara, os incas acreditavam que no momento desses sacrifícios, as crianças se tornariam um intermédio entre deuses e pessoas. “Os incas consideravam as crianças puras e intocadas; seu status deveria convencer os deuses a tomarem decisões específicas”, explicou. Porém, eles ainda não sabem quais eram os critérios adotados para tal seleção: “Eles certamente tinham que ter algumas características excepcionais, como beleza ou ancestralidade”.

Dagmara Socha analisando um dos corpos / Crédito: Reprodução

Ter um filho abatido em nome da religião era considerado uma honra e acredita-se que os jovens eram selecionados de regiões distantes do império. A evidência se dá pelo fato de uma das meninas encontradas no alto do vulcão Pichu Pichu possuir deformações deliberadas na cabeça, indicando que o crânio foi alogando. Eles explicam que a prática era comum somente nas terras baixas, na parte costeira do império.

O estudo analisou seis corpos que foram encontrados pela primeira vez há mais de duas décadas. Os cadáveres foram reanalisados com raios-X e outros métodos não destrutivos para preservar os restos. Alguns corpos foram mumificados e encontrados em boas condições,entretanto, outros estão em estado de deterioração, apresentando marcas de queimaduras e tecidos moles.

Um dos crânios possuia deformações deliberadas / Crédito: Reprodução

Agora os restos estão sendo armazenados em câmaras frigoríficas no museu peruano e o estudo continuará no proximo ano - com foco na coleta de amostras dentárias que irão determinar a dieta dos indivíduos e seus respectivos locais de origem.

Fonte: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/pesquisadores-descobrem-brutal-ritual-de-sacrificio-dos-incas.phtml (25/09/2019)

Comentários

  1. Hemos escrito el libro: A orillas del Virú, con el deseo de que todos los lectores puedan conocer mejor, lo que sucedió en la conquista de Perú por un grupo minúsculo de españoles. Se aprovecharon de que en ese momento el Imperio estaba agonizante por la discordia de los dos hermanastros con más posibilidades de sentarse en el trono.
    Atahualpa mandó prender y luego asesinar a su hermano Huéscar. Los conquistadores supieron también apoyarse en las tribus sometidas por los Incas y con deseos de libertad, por eso se aliaron con los soldados de Pizarro y facilitaron la conquista.
    Esta historia narra los hechos desde el punto de vista de los habitantes de una aldea sometida por los Incas.

    En la siguiente web se puede leer todo el libro gratuitamente.
     https://a-orillas-del-viru.weebly.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Qhapac Ñan: el mayor camino peatonal de la historia universal, el cual unió a pueblos precolombinos de sudamérica.