INSTRUMENTOS PRÉ-COLOMBIANOS SERÃO TOCADOS NOVAMENTE EM ANTIGA CIDADE MEXICANA

Um dos instrumentos encontrados em Teotihuacan - Universidade Huddersfield

Pesquisadores irão avaliar as “paisagens sonoras” do território por meio de réplicas dos artefatos desenterrados

Por: ISABELA BARREIROS
05/06/2020

O pesquisador da Universidade Huddersfield, na Grã-Bretanha, Arnd Adje Both, em dezembro do ano passado, foi responsável por tocar uma trombeta feita de conchas que havia sido escavada na cidade de Teotihuacan, no México. O misterioso território atraiu a atenção do especialista, que pretende voltar no final do ano ao local, com o fim das restrições devido ao novo coronavírus, para ouvir o som de mais instrumentos.

Both, em parceria com Osvaldo Padrón, fabricante de instrumentos em Amsterdã, passou a desenvolver réplicas dos artefatos encontrados. Como eles são muito delicados e raros para serem tocados, foi preciso criar novos objetos para realizar a pesquisa.

Teotihuacan, no México / Crédito: Wikimedia Commons

No entanto, a ideia do pesquisador não é recriar propriamente a música pré-colombiana. Como não existem partituras, por exemplo, ele pretende entender como o som era escutado na cidade, analisando a maneira como a música era escutada pelos habitantes nos diferentes pontos da cidade.

A pesquisa tem como intuito criar "paisagens sonoras", um tipo de estudo que, na arqueologia ainda é considerado esotérico. A equipe voltará para Teotihuacan no final do ano para tocar as réplicas nas pirâmides do Sol e da Lua, além de outros monumentos importantes da cidade.

Fonte: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/instrumentos-pre-colombianos-serao-tocados-novamente-em-antiga-cidade-mexicana.phtml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Max Uhle