Seca prolongada ajudou na derrocada de capital maia

30/08/2022

Uma seca prolongada provavelmente ajudou a alimentar o conflito civil e o posterior colapso político de Mayapán, a antiga capital dos maias na Península de Yucatán, afirma uma equipe internacional de pesquisadores. Eles expuseram as conclusões de seu estudo em artigo publicado na revista Nature Communications.

Habitada por cerca de 20 mil pessoas, Mayapán foi capital entre os séculos 13 e 15, mas entrou em colapso e foi abandonada depois que uma facção política rival, a Xiu, massacrou a poderosa família Cocom. Extensos registros históricos datam esse colapso em algum momento entre 1441 e 1461.Mas novas evidências mostram que a seca no século anterior pode ter desempenhado um papel maior no desaparecimento da cidade do que se sabia anteriormente. Os autores do estudo observam que isso é relevante hoje, pois os humanos lutam com um futuro de aumento das mudanças climáticas. Os psquisadores estudaram documentos históricos para registros de violência e examinaram restos humanos daquela área e período de tempo em busca de sinais de lesão traumática.

Segundo Marilyn Masson, arqueóloga e professora e presidente do Departamento de Antropologia da Universidade de Albany (EUA), investigadora principal do Projeto Econômico de Mayapán e coautora do estudo, ela e a equipe encontraram valas comuns rasas e evidências de massacre brutal em estruturas monumentais em toda a cidade. “Alguns foram colocados com facas na pélvis e nas costelas, e outros restos esqueléticos foram cortados e queimados”, disse ela. “Eles não apenas esmagaram e queimaram os corpos, mas também esmagaram e queimaram as efígies de seus deuses. É basicamente uma forma de dupla profanação.”

Papel de fatores ambientais

Mas a descoberta mais chocante para os pesquisadores veio quando Douglas Kennett, do departamento de antropologia da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara (EUA) e autor principal do estudo, datou os esqueletos usando espectrometria de massa de acelerador, uma forma avançada de tecnologia de datação por radiocarbono, e descobriu que eles datavam cerca de 50 a 100 anos antes da queda da cidade em meados do século 15.

“Então começamos a perguntar: por quê? Porque este é um caso em que a arqueologia revela algo que não é contado na história”, afirmou Masson.

Muitos registros etno-históricos existem para apoiar a violenta queda e abandono da cidade por volta de 1458, disse ela. Mas as novas evidências de massacres até 100 anos antes, juntamente com dados climáticos que encontraram seca prolongada nessa época, levaram a equipe a suspeitar que fatores ambientais podem ter desempenhado um papel.

Dependência de chuvas na agricultura

Cientistas do paleoclima conseguiram calcular os níveis anuais de chuva desse período usando um processo de datação que se baseava em depósitos de calcita em cavernas próximas e encontraram evidências de uma tendência de estiagem ao longo dos anos 1300. Em particular, os pesquisadores encontraram uma relação significativa entre um período de seca e um declínio populacional substancial de 1350 a 1430.

Os maias dependiam muito do milho de sequeiro (sem irrigação), mas careciam de qualquer armazenamento centralizado de grãos em longo prazo. Acredita-se que os impactos dos níveis de chuva na produção de alimentos estejam ligados à migração humana, ao declínio populacional, a guerras e mudanças no poder político, afirma o estudo. “Não é que as secas causem conflitos sociais, mas elas criam as condições para que a violência possa ocorrer”, disse Masson.

Os autores do estudo sugerem que os Xiu, que lançaram os ataques fatais finais aos Cocom, usaram as secas e as fomes que se seguiram para fomentar a agitação e a rebelião que levaram às mortes em massa e à emigração de Mayapán em 1300.

Sem tempo de recuperação

“Acho que a lição é que as dificuldades podem se tornar politizadas da pior maneira”, disse Masson. “Isso cria oportunidades para a crueldade e pode fazer com que as pessoas se voltem violentamente umas para as outras.”

Após esse período de seca e agitação, no entanto, a cidade parece ter se recuperado brevemente com a ajuda de níveis saudáveis ​​de chuva por volta de 1400, escreveram os autores. “Mayapán foi capaz de se curvar bastante e depois se recuperar antes que as secas retornassem na década de 1420, mas isso foi muito cedo”, disse Masson. “Eles não tiveram tempo suficiente para se recuperar; as tensões ainda estavam lá, e o governo da cidade simplesmente não conseguiu sobreviver a outro ataque como esse. Mas quase sobreviveu.”

Como a insegurança alimentar, a agitação social e a migração causada pela seca em partes do mundo continuam a ser uma grande preocupação, Masson disse que há lições sobre como outros impérios lidaram com as dificuldades ambientais.

Rede resiliente

Os astecas, por exemplo, sobreviveram à infame “Fome de um coelho”, que foi alimentada por uma seca catastrófica em 1454. O imperador esvaziou os estoques de comida da capital para alimentar os cidadãos e, quando acabou, encorajou-os a fugir, disse Masson. Muitos se venderam como escravos na costa do Golfo do México, onde as condições eram melhores, mas acabaram comprando sua liberdade, voltaram para a capital e o império ficou mais forte do que nunca.

Essa estratégia adotada pelo regime imperial asteca é provavelmente o que permitiu sua recuperação, disse Masson.

“No geral, argumentamos que as respostas humanas à seca na Península de Yucatán (...) foram complexas”, conclui o estudo. “Por um lado, a seca estimulou o conflito civil e o fracasso institucional em Mayapán. No entanto, mesmo após a queda de Mayapán, apesar da descentralização, intervalos de mobilidade, impactos temporários no comércio e conflito militar contínuo, persistiu uma rede resiliente de pequenos estados maias que foram encontrados pelos europeus no início do século 16. Essas complexidades são importantes quando tentamos avaliar o potencial sucesso ou fracasso das instituições estatais modernas projetadas para manter a ordem interna e a paz em face das futuras mudanças climáticas.”

Fonte: Seca prolongada ajudou na derrocada de capital maia (revistaplaneta.com.br)

Comentários

  1. Parabéns pelo trabalho!! Seu blog é muito especial e diferenciado!

    Master Maverick

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Rafael! Eu realmente gostaria de postar diariamente, muito mais coisas, mas o tempo disponível é muito curto. Manter um Blog dá bastante trabalho, mas espero em breve conseguir aumentar o ritmo das postagens.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Max Uhle