Descoberto primeiro sistema de água à pressão dos maias



Arqueologia Na cidade maia de Palenque, na região de Chiapas, no México, investigadores da universidade norte-americana de Penn State identificaram uma construção que revelou ser o primeiro exemplo até hoje conhecido de um sistema de transporte de água por pressão.

"Pensava-se que os sistemas que utilizam a pressão da água tinham sido introduzidos no Novo Mundo com a chegada dos espanhóis", explicam os autores do estudo no Journal of Archaeological Science, citados pela Science Daily. E sublinham que o achado de Palenque "mostra, no entanto, que os maias já tinham o conhecimento empírico desses sistemas antes da chegada dos europeus".

A construção em causa foi descoberta em 1999, mas revelou-se estranhamente diferente dos aquedutos que percorrem os subterrâneos da cidade, descobertos na mesma altura.

Integrando um hidrologista na equipa, em 2006, os investigadores acabaram por conseguir perceber que se tratava de um sistema de transporte de água por pressão, para as zonas mais altas da cidade, que existiu entre os anos 100 e 800 da nossa era.

Fonte: http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia (05/05/2010)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Max Uhle