Ouros de Eldorado: Arte Pré-Hispânica da Colômbia

De 29 de maio a 22 de agosto na Pinacoteca de São Paulo

A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta a exposição Ouros de Eldorado: Arte Pré-Hispânica da Colômbia com 250 artefatos de ouro e 40 objetos arqueológicos de cerâmica e outros materiais que evidenciam a diversidade e as técnicas metalúrgicas criadas pelos antigos habitantes indígenas da região que hoje corresponde à Colômbia. Todas as obras integram o acervo do Museo del Oro del Banco de la Republica – Colômbia, a mais importante coleção do gênero no mundo.

Segundo Marcia Acuri, assessora cientifica da mostra, o ineditismo da exposição se dá por ela referenciar a diversidade étnica e cultural dos povos que ocuparam a antiga região da Colômbia e a importante relação estabelecida entre eles e tantos outros grupos indígenas das terras baixas da América do Sul, sobretudo as interações entre povos que ocuparam preteritamente a Amazônia Ocidental.

A exposição divide-se em temas Gente Dourada / A Gente dourado e os animais fantásticos/ Animais Fantásticos / O homem animal / Abstração e natureza / O universo das formas / A metalurgia e as sociedades pré-hispânicas / A ourivesaria pré-hispânica da Colômbia / Martelamento / Fundição por cera perdida / Dourado por oxidação. Além disso, serão exibidos filmes que demonstram os diferentes processos de ourivesaria.

Fonte: Brasil, www.pinacoteca.org.br/pinacoteca (18/05/2010)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Qhapac Ñan: el mayor camino peatonal de la historia universal, el cual unió a pueblos precolombinos de sudamérica.