Encontrado no Peru templo de sacrifícios humanos de 1,1 mil anos

Imagem mostra a maquete do complexo arqueológico de Huaca Chotuna, a 9 km da cidade de Lambayeque.Foto: EFE

Arqueólogos peruanos encontraram um templo de barro pré-inca de mais de 1,1 mil anos de idade e onde eram realizados oferendas e sacrifícios humanos na região de Lambayeque (norte).

"Neste templo de barro, eram celebradas oferendas materiais e sacrifícios humanos que eram costume do antigo Peru", explicou Carlos Wester, chefe da expedição, acrescentando que sua equipe também encontrou mais de 30 túmulos de mulheres sacrificadas. O templo de ''Los Frisos'' foi achado em 2007 no santuário arqueológico Chotuna, situado perto de Lambayeque, mas seus trabalhos de escavação foram concluídos recentemente.

Pertencente à cultura Lambayeque ou Sicán, o templo mede 32 m de extensão e é composto por muros e pilares adornados com altos-relevos de animais, homens estilizados e seres antropomorfos. A cultura Lambayeque ou Sicán surgiu em torno dos anos 700 a 750 d.C. e se manteve vigente até 1375, com seu apogeu entre os anos 900 e 1100.

Esta civilização rendia culto ao Senhor de Sicán, o personagem da cultura religiosa de maior prestígio do norte do Peru durante 600 anos.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4978996-EI8147,00-Encontrado+no+Peru+templo+de+sacrificios+humanos+de+mil+anos.html (08/03/2011)

Comentários

  1. Que descoberta incrível!!! Visite e siga meu blog também.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Também achei incrível essa descoberta! Fiquei com vontade de fazer uma maquete desse templo...
    Visitei seu Blog! Coloquei seu link em "Meus Favoritos". Muito bem!
    Abraços,
    Dalton

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Max Uhle