Peru: achados restos de menino de 1.300 anos em torre funerária

Criança de dois anos estava enterrada em um sítio arqueológico no sul dos Andes, perto da fronteira com a Bolívia.

Arqueólogos peruanos descobriram os restos de um menino com 1.300 anos de antiguidade em uma 'chullpa' (torre funerária pré-inca) do sítio arqueológico de Sillustani, na região de Puno (sul dos Andes), fronteiriça com a Bolívia, informou esta sexta-feira o pesquisador Eduardo Arisaca.

"O ossada em bom estado corresponde a um menino de dois anos, que estava enterrado dentro de um vasilhame de barro em posição flexionada", disse à imprensa Arisaca, da cidade de Puno (1.300 km a sudeste de Lima).

Arisaca afirmou que junto com os restos do menino, que teria vivido entre os anos 1300 e 1400 depois de Cristo, foram encontrados os de um cão, dentro de uma vasilha de cerâmica.

"Estamos apenas no início dos trabalhos, mas parece que haverá novas descobertas, as quais possivelmente nos farão reescrever a história de Sillustani", explicou o estudioso.

Os restos do menino foram encontrados na 'chullpa' denominada Lagarto, uma torre funerária de pedra da antiga cultura pré-inca Kolla, surgida às margens da lagoa Umayo, entre os anos 1200 e 1450 da era atual.

As 'chullpas' são encontradas em todo o altiplano de Peru e Bolívia.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/peru+achados+restos+de+menino+de+1300+anos+em+torre+funeraria/n1597202980308.html (09/09/2011)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Qhapac Ñan: el mayor camino peatonal de la historia universal, el cual unió a pueblos precolombinos de sudamérica.