Escavações na Serra revelam detalhes da vida dos Proto-Jê, um povo que habitava Santa Catarina há mil anos

Vista aérea do sítio de escavação na Vinícola Abreu Garcia, em Campo Belo do Sul, na serra catarinense. Foto: Rafael Corteletti / arquivo pessoal

Por Thiago Santaella

Cinco séculos antes de os portugueses avistarem o Brasil existiam povoados indígenas organizados em diversas regiões de Santa Catarina, mesmo no interior, longe das praias. Uma pesquisa em andamento, que envolve três universidades da Inglaterra e cinco do Brasil, mostra um retrato da vida na Serra catarinense nos anos 1000 depois de Cristo.

O achado permite uma das mais fiéis recriações da história de nosso território durante o período histórico Pré-Colombiano, na América, e Idade Média, na Europa. Indígenas construíam pequenas cidades, plantavam feijão e mandioca, coletavam pinhão e produziam cerveja de milho, bebida que regava as celebrações e os funerais dos chamados Proto-Jê. Eram milhares – apesar de ainda não existir uma estimativa mais precisa – e compunham os 8 milhões de indígenas que habitavam o Brasil antes do descobrimento pelos portugueses.

Em Santa Catarina, a pesquisa está investigando fósseis e outros artefatos arqueológicos encontrados em um sítio de ritual funerário localizado em Campo Belo do Sul, próximo a Urubici, em parte do território onde hoje funciona a Vinícola Abreu Garcia. Análises indicam que o local começou a ser utilizado no século 13. Funcionava como o cemitério para os indígenas da região, que na tradição dos Proto-Jê é chamado de danceiro.

Fonte: http://dc.clicrbs.com.br/sc/estilo-de-vida/noticia/2016/02/escavacoes-na-serra-revelam-detalhes-da-vida-dos-proto-je-um-povo-que-habitava-santa-catarina-ha-mil-anos-4974290.html (13/02/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Qhapac Ñan: el mayor camino peatonal de la historia universal, el cual unió a pueblos precolombinos de sudamérica.