VÍTIMA DE UM RITUAL: A MÚMIA DE PACHACAMAC, ENCONTRADA EM POSIÇÃO FETAL

A impressionante múmia de Pachacamac – Divulgação

Enterrada com corpos de bebês e crianças, a mulher que viveu há mais de mil anos foi descoberta em um antigo templo abandonado

ISABELA BARREIROS
14/04/2020

Uma das descobertas mais impressionantes feitas no Peru foi a de uma múmia encontrada no sítio arqueológico de Pachacamac, localizado distrito de Lurín, próximo à capital peruana, Lima. A maioria dos corpos embalsamados que são descobertos por arqueólogos surpreendem, no entanto, esta teve uma peculiaridade: ela estava em posição fetal.

Os pesquisadores avistaram a múmia pela primeira vez em 2012, em um antigo templo abandonado de Pachacamac. Ela estava enterrada dentro do local com mais 80 corpos e esqueletos. Adultos, crianças e até mesmo bebês foram descobertos no cemitério.

Os especialistas, então, começaram a estudar a cultura propagada no local e para tentar entender os motivos do enterro aparentemente coletivo dessas pessoas. Uma hipótese levantada é que o local foi palco de diversos rituais que envolviam oferendas humanas — ou seja, o indivíduo provavelmente foi vítima dessa prática.

O sítio arqueológico de Pachacama, no Peru / Crédito: Wikimedia Commons

Segundo o professor e arqueólogo Peter Eeckhout, principal responsável pela análise do artefato, “descobertas como esta são excepcionalmente escassas e essa múmia está incrivelmente bem preservada”. O fato de ela ter mantida em posição fetal e embrulhada ajuda a entender porque sua preservação é quase impecável.

Para descobrir mais detalhes sobre a múmia, os arqueólogos a submeteram a diversos exames utilizando carbono. “Já coletamos amostras para uma posterior datação por carbono, mas pela área em que foi encontrado, acreditamos que esse indivíduo foi enterrado entre 1000 a 1200 anos d.C..", afirma Eeckhout.

Além disso, essas análises também revelaram que o corpo provavelmente é de uma mulher que viveu há mais de mil anos. Ela também estaria em por volta dos 50 anos quando foi morta em um ritual praticado em Pachacamac.

Principalmente devido a fragilidade da peça, os pesquisadores fizeram de tudo para mantê-la da mesma forma que foi encontrada: em sua posição fetal.

Outra câmara funerária encontrada no local / Crédito: Divulgação

A descoberta do local foi feita por pesquisadores da Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica, que também realizaram pesquisas com os corpos encontrados. Acredita-se que o sítio arqueológico, que tem cerca de 40 km de distância, está entre os mais antigos do Peru. Também é considerado um dos mais importantes ao lado de Machu Picchu e Linhas de Nazca.

Hoje, o Museu de Confluências, em Lyon, na França, abriga o corpo da mulher em posição fetal encontrado em Pachacamac. Sua exposição foi preparada em 2014 e tem como tema a morte, representada por meio de artefatos das mais diferentes culturas em diversos períodos históricos.
________________________________________
Saiba mais sobre o tema por meio das obras disponíveis na Amazon:
Arqueologia, Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/2t9EZeX
Mistérios da arqueologia e da história: Um guia para o lado oculto da ciência, Preston Peet (2015) - https://amzn.to/2QKRqX
Uma breve história da arqueologia, Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2tLZFcY
Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/3b378FC
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Fonte: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/vitima-de-um-ritual-mumia-de-pachacamac-encontrada-em-posicao-fetal.phtml (14/04/2020)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Qhapac Ñan: el mayor camino peatonal de la historia universal, el cual unió a pueblos precolombinos de sudamérica.