Chile devolve mais de 200 peças arqueológicas a Equador e Peru

Foto: As mais de 200 peças de cultura pré-colombiana foram apreendidas pela alfândega chilena. Cris Bouroncle/AFP/Arquivos.

A cerimônia de entrega simbólica, acontece na próxima segunda-feira (25), com Homero Arellano, embaixador do Chile

AFP

O Chile devolveu a Equador e Peru mais de 200 peças arqueológicas levadas ilegalmente em território chileno há mais de 10 anos - informou nesta sexta-feira a embaixada equatoriana em Santiago.

As mais de 200 peças de cultura pré-colombiana foram apreendidas pela alfândega chilena, levando a um processo judicial, e foram colocadas sob custódia do Museu Nacional de História Natural de Santiago, que as guardaram por mais de uma década, segundo comunicado enviado à imprensa.

Os governos de ambos países iniciaram em 2013 as negociações no marco de acordos de cooperação cultural, para concluir dois anos depois com o processo judicial que permitiu que as peças fossem devolvidas.

"A recuperação total devolveu cerca de 200 peças representativas de culturas pré-colombianas, 114 pertencentes ao Equador, 85 ao Peru, e de outros países, todas as peças arqueológicas originais em muito bom estado, com valor inestimável", acrescentou a nota.

Em 25 de maio, a entrega simbólica das peças será feita em uma cerimônia em que o embaixador do Equador no Chile, Homero Arellano, receberá o patrimônio.

Fonte:http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cultura/noticia/2015/05/23/chile-devolve-mais-de-200-pecas-arqueologicas-a-equador-e-peru-182546.php (23/05/2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Qhapac Ñan: el mayor camino peatonal de la historia universal, el cual unió a pueblos precolombinos de sudamérica.