Trilha Rondônia Inca mostrará geoglifos à população

A iniciativa permitirá conhecer geoglifos da Zona da Mata. A maioria deles é alvo de novas pesquisas arqueológicas para o devido reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

PORTO VELHO, RO – Ainda há tempo para você se programar e ir a Alta Floresta do Oeste amanhã, para participar da trilha Rondônia Inca. A programação visa oferecer ao público e às autoridades estaduais a oportunidade para o reconhecimento de uma parte do seu patrimônio arqueológico. “É algo que nada deve aos geoglifos de Nazca”, comenta um dos organizadores do evento, o farmacêutico e bioquímico Joaquim Cunha da Silva, especialista em georreferenciamento.

Nazca está localizada na parte sul do Peru, em um deserto entre vales de Ingenho e Nazca. Fica sobre uma chapada de 500 quilômetros quadrados e exibe enormes desenhos, representando figuras geométricas, animais, aves, plantas e linhas retas por toda a extensão do deserto por vários quilômetros em todas as direções. Suas linhas se transformaram em um verdadeiro enigma desde a época que foram descobertos.

Segundo Silva, a Trilha Rondônia Inca permitirá que a população conheça alguns geoglifos da Zona da Mata, que em sua maioria encontram-se na dependência de novas pesquisas arqueológicas para o devido reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura.

“Venha desbravar a Cosmologia Inca. Você poderá andar pelo Vale do Guaporé, pelas trilhas e caminhos da Chapada dos Parecis. Tomará banho de cachoeiras, rapel, subirá a Pirâmide do Condor e, se quiser, voará de ultraleve”, prometem os organizadores.

Geoglifos rondonienses possuem desenhos antropomórficos feitos com paisagismo vegetal e se localizam num chapadão com mais de cem metros de altura na antiga Fazenda Glowaski”, lembra Silva. “Eles estão colocados lado a lado em ordem com as constelações da Via Láctea”, ele explica, recomendado, para maiores esclarecimentos, as informações divulgadas até então.

“O Amigos das Trilhas (Tom-Evertom Dienstmann), Parapente Norte-Paulão e o pesquisador Joaquim Cunha da Silva convidam a todos os amigos motociclistas, donos de carros 4x4, de ultraleve e parapente, para conhecerem esta parte de Rondônia”, diz um cartaz.

Aos participantes será servido gratuitamente um churrasco de carneiro com direito a salada. A saída rumo ao município de Alta Floresta do Oeste será pela Avenida Norte Sul (Posto Miriam ll), entre 7h e 8h. Nada se paga para participar da trilha.

Fonte: http://www.rondoniadinamica.com/arquivo/trilha-rondonia-inca-mostrara-geoglifos-a-populacao-,24685.shtml (09/04/2011)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Qhapac Ñan: el mayor camino peatonal de la historia universal, el cual unió a pueblos precolombinos de sudamérica.