Achadas em Lima múmias pré-hispânicas de 1.600 anos

LIMA — Quatro múmias em bom estado, três delas crianças, com 1.600 anos, foram encontradas no santuário de Pucllana, situada no distrito de Miraflores, em Lima, anunciaram arqueólogos responsáveis pela descoberta em um comunicado.

"Os primeiros indícios foram descobertos há uma semana em um recinto funerário (tumbas e múmias) da cultura pré-inca Wari (500 a 1.000 d.C.), onde foi encontrado um fardo com uma múmia em bom estado de conservação e junto com três fardos", disse a cientista Gladys Paz no documento.

Os acompanhantes estão dos lados do fardo principal: são um grande e dois de tamanho pequeno, um deles em forma alongada com uma falsa cabeça de tecido e outro colocado sobre uma espécie de estrado de cana.

"É muito provável que os corpos do interior correspondam a crianças colocadas em forma de oferenda e companhia do personagem principal", acrescentou a nota.

A tumba propriamente dita tinha como cobertura 15 troncos de lúcuma (Pouteria obovata) e goiaba (Psidium guajava), com comprimento de 1,50 e 1,70 metro. Sobre os troncos foi colocada uma esteira de totora e 36 tijolinhos de barro dispostos horizontalmente sem união ou argamassa entre eles.

Ao redor dos fardos foram posicionadas as oferendas, que consistem em têxteis decorados, vasilhames de cerâmica, cestos de junco e espigas de milho.

É provável que as três múmias secundárias tenham sido sacrificadas, o que demonstra que o personagem pertencia à elite Wari.

"A tumba encontrada é semicircular e contém um fardo de 1,30 metro de diâmetro por 1,40 de altura, inclusive sua falsa cabeça feita de tecido", disse o arqueólogo José Ccencho, segundo quem ainda não foi determinado o sexo dos cadáveres.

A 'huaca Pucllana' (centro cerimonial) pertenceu à cultura Lima (100 a 650 d.C.) e em seguida foi invadida e transformada em cemitério pelos Wari que conquistaram Lima.
Em 2005, os cientistas descobriram um fardo funerário na huaca Pucllana de um personagem importante, junto com três crianças como oferendas humanas e seis túnicas intactas. Em 2001, foram encontrados nove esqueletos de mulheres que aparentemente foram oferecidas em sacrifício e em 1997, 50 múmias.

Fonte: http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5iaZfZfsHlQYL97xEb0EOYIw6DCKw?docId=CNG.8f47b29afb607e7ff7be223873b77f9f.f81 (20/10/2010)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Qhapac Ñan: el mayor camino peatonal de la historia universal, el cual unió a pueblos precolombinos de sudamérica.