segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Vasos de 1.300 anos de idade são achados enterrados no quintal de uma casa

Família do norte da Argentina achou peças quando escavava o terreno

Efe

BUENOS AIRES - Uma família encontrou oito vasos de cerca de 1.300 anos enterrados no quintal de sua casa na cidade de Tilcara na Argentina, informou a mídia local nesta terça-feira, 17.

As peças eram de indígenas da área de Tilcara, na província nortenha de Jujuy, vizinha da Bolívia, e foram encontrados por Franco e Carrazana Gonzalo ao escavar no quintal para construir uma extensão de sua casa.

"A primeira peça surgiu quando estávamos escavando a cerca de quarenta centímetros. Depois veio outro pote que estava próximo e um terceiro", disse Roberto Carrazana, tio dos irmãos, para o jornal Clarín de Buenos Aires.

"Quando começamos a revolver tudo apareceu o quarto vazo. E enquanto nós cavávamos, começamos lentamente a perceber que estavam aparecendo mais, inteiras. Neste momento entramos em contato com os arqueólogos", disse ele.

Arqueólogos do Instituto Interdisciplinar de Tilcara continuarão com as escavações para determinar se há outros objetos de valor na área, onde vivima os omaguacas, uma população indígena que precedeu a Tilcara.

Os potes, tubulares e de 1,3 metros de altura, datando de cerca de 700 d.C. e presume-se que antecedem a construção da Pucara, uma fortaleza pré-colombiana situada na Quebrada de Humahuaca, nos Andes, disse Humberto Mamani, que dirige o grupo de arqueólogos.

O prefeito de Tilcara, Felix Perez, por sua vez, disse que a cidade é uma faixa onde "ainda há uma grande quantidade de vestígios arqueológicos" de antigos habitantes da área.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,vasos-de-1300-anos-de-idade-sao-achados-enterrados-no-quintal-de-uma-casa,596299,0.htm (17/08/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário