Arqueólogos encontram arma de caça de 10 mil anos nos EUA

Artefato de madeira foi encontrado perto do parque Yellowstone.
Degelo na região das Montanhas Rochosas permite descoberta.


O arqueólogo Craig Lee, da Universidade de Colorado, descobriu uma arma de caça de 10 mil anos atrás, após o degelo de um terreno nas Montanhas Rochosas, próximo ao parque nacional Yellowstone, nos Estados Unidos.

Feito de madeira, o artefato foi descoberto no final de junho e é uma espécie de dardo utilizado por povos primitivos da América do Norte junto a uma ferramenta conhecida como atlatl. O dardo ainda tinha marcas do humano que o utilizou pela última vez, de acordo com o cientista.

Segundo Lee, o degelo na região é discreto quando comparado a glaciares, o que levou os pesquisadores a não prestarem atenção no potencial do local para revelar material conservado ao longo de milênios.

"Quando um caçador perdia um dardo como esse, deveria esperar a neve e o gelo baixar para reencontrá-lo, mas as vezes essa chance só aparece depois de muitos anos", explica o arqueólogo.

Há dez anos, Craig Lee desenvolve um mapa para identificar glaciares e outros pontos de degelo com chances de mostrar novas ferramentas e armas usados pelos primeiros habitantes do noroeste norte-americano.

Cerca de 10% da superfície terrestre é coberto com neve eterna, glaciares e campos de gelo. O trabalho dos arqueólogos para recuperar roupas, instrumentos de madeira e outros materiais orgânicos é fundamental na descoberta dos costumes das pessoas que erravam pela região há milênios.

Caso os pesquisadores demorem a encontrá-los, os materiais ficam expostos à ação de ventos e chuvas e podem ser destruídos rapidamente.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/ (09/07/2010)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARAL: LO QUE REVELA EL HALLAZGO ARQUEOLÓGICO PERUANO DEL 2016

Símbolos prehispánicos del poder feminino

Confirman hallazgo de una “gran edificación” en las ruinas de Tiahuanaco en Bolivia