Comitê não inclui Machu Picchu na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo

Os Estados Partes da 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial decidiram na noite desta quinta-feira (29) não incluir Machu Picchu, no Peru, na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo. O Comitê recomendou, no entanto, a aplicação de um mecanismo de acompanhamento reforçado e que o Centro do Patrimônio Mundial e as entidades consultivas ajudem a manutenção do sítio. A decisão foi consoante com a vontade da delegação peruana.

Já a Cidade Velha de Jerusalém e seus muros, ameaçados por escavações em sua área envoltória, foram mantidos na Lista do Patrimônio em Perigo. O Comitê lamentou que as pesquisas arqueológicas tenham avançado recentemente e também recomendou acompanhamento reforçado.

Os brasileiros, favoráveis à resolução, lembram que o estado de deteriorização de Machu Picchu se deve aos fortes temporais que recentemente atingiram o local e não tem relação com o esforço das autoridades em conservar o sítio. O Brasil possui 17 bens na Lista do Patrimônio Mundial e nenhum deles está em perigo.

Machu Picchu
O Santuário Histórico de Machu Picchu, localizado a 2.430 metros de altitude, é considerado pelo Comitê do Patrimônio Mundial uma das criações urbanas mais fantásticas do Império Inca. Com paredões, terraços e rampas que parecem naturalmente esculpidos pela natureza, em meio à vegetação da floresta tropical da América do Sul. Machu Picchu está inscrito desde 1983 na Lista do Patrimônio Mundial.

Jerusalém
A cidade sagrada para judeus, cristãos e muçulmanos sempre teve grande importância simbólica e possui cerca de 220 monumentos históricos, decorados com formas geométricas e florais. A Cidade Velha e seus muros entraram na Lista do Patrimônio Mundial em 1981 e, no ano seguinte, foram inscritos na Lista do Patrimônio em Perigo.

Página oficial
http://www.34whc.brasilia2010.gov.br

Twitter
http://twitter.com/34whc - A hashtag oficial do evento é #34WHC.

Serviço
34ª. Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO
De 25/07 a 03/08
Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada
Brasília – DF

Fonte: www.farolcomunitario.com.br/ (30/07/2010)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Qhapac Ñan: el mayor camino peatonal de la historia universal, el cual unió a pueblos precolombinos de sudamérica.