sábado, 31 de julho de 2010

Comitê não inclui Machu Picchu na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo

Os Estados Partes da 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial decidiram na noite desta quinta-feira (29) não incluir Machu Picchu, no Peru, na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo. O Comitê recomendou, no entanto, a aplicação de um mecanismo de acompanhamento reforçado e que o Centro do Patrimônio Mundial e as entidades consultivas ajudem a manutenção do sítio. A decisão foi consoante com a vontade da delegação peruana.

Já a Cidade Velha de Jerusalém e seus muros, ameaçados por escavações em sua área envoltória, foram mantidos na Lista do Patrimônio em Perigo. O Comitê lamentou que as pesquisas arqueológicas tenham avançado recentemente e também recomendou acompanhamento reforçado.

Os brasileiros, favoráveis à resolução, lembram que o estado de deteriorização de Machu Picchu se deve aos fortes temporais que recentemente atingiram o local e não tem relação com o esforço das autoridades em conservar o sítio. O Brasil possui 17 bens na Lista do Patrimônio Mundial e nenhum deles está em perigo.

Machu Picchu
O Santuário Histórico de Machu Picchu, localizado a 2.430 metros de altitude, é considerado pelo Comitê do Patrimônio Mundial uma das criações urbanas mais fantásticas do Império Inca. Com paredões, terraços e rampas que parecem naturalmente esculpidos pela natureza, em meio à vegetação da floresta tropical da América do Sul. Machu Picchu está inscrito desde 1983 na Lista do Patrimônio Mundial.

Jerusalém
A cidade sagrada para judeus, cristãos e muçulmanos sempre teve grande importância simbólica e possui cerca de 220 monumentos históricos, decorados com formas geométricas e florais. A Cidade Velha e seus muros entraram na Lista do Patrimônio Mundial em 1981 e, no ano seguinte, foram inscritos na Lista do Patrimônio em Perigo.

Página oficial
http://www.34whc.brasilia2010.gov.br

Twitter
http://twitter.com/34whc - A hashtag oficial do evento é #34WHC.

Serviço
34ª. Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO
De 25/07 a 03/08
Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada
Brasília – DF

Fonte: www.farolcomunitario.com.br/ (30/07/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário