Copacabana



Texto de Dalton Delfini Maziero
(Diário da Expedição Titicaca, 1997)

A pequena Copacabana é uma cidade muito simpática e acolhedora. Vive totalmente em função de seu Santuário, dedicado a Virgem da Candelaria (Virgem de Copacabana, segundo alguns). A catedral começou a ser construída em 1605. Nela, podemos visitar o Camarim da Virgem, onde a estátua original, feita em madeira, fica guardada. Existe uma superstição regional. Dizem que grandes catástrofes se abaterão sobre a cidade, caso ela seja removida de seu camarim. Muito tempo antes dos europeus chegarem, o local já era um ponto religioso. Os espanhóis em nenhum momento tentaram mudar essa força espiritual previamente instalada. Ao contrário, aproveitaram e fizeram da península, o maior santuário de sua fé.

A peregrinação jamais foi interrompida, mesmo com a conquista espanhola. Ela apenas mudou seu caráter. Todos os finais de semana chegam inumeráveis caravanas. São famílias, ônibus escolares e viajantes de vários países. Impossível não ficar impressionado com a força do lugar, mesmo sendo um descrente total. Certamente você refletirá a respeito da fé, que move pessoas, montanhas...e atualmente também um enorme comércio de lembrancinhas, velas, crucifixos e flores. Caminhando pelas ruas, tem-se a impressão que 1/3 dos edifícios são alojamentos, que se esgotam rapidamente na manhã do sábado, tamanho é o fluxo de visitantes.

Domingo é um dia especial. Nele, os padres rezam missa e abençoam os automóveis, que são levados em busca de proteção para as estradas. Pétalas de flores e água benta são esparamadas sobre eles. É uma festa bonita e animada. Filas enormes de carros e caminhões. Todos enfeitados com serpentina! Neste dia, a praça é tomada por vendedores e artesãos, que fazem da cidade uma grande feira ao ar livre. Copacabana vive para estes finais de semana, e principalmente para o dia de sua padroeira, comemorado entre 2 e 5 de fevereiro. Na festa em sua homenagem, os alojamentos devem ser reservados com muitas semanas de antecedência.

O padre Ramos Gavilán é o cronista mais procurado atualmente para quem pretende conhecer um pouco da antiga história de Copacabana e da Ilha do Sol. Repudiava as crenças indígenas, descrevendo com horror e indignação, suas festas e
ídolos pagãos. A exemplo de outros cronistas, Gavilán apenas tentava justificar sua própria presença no local, seus atos e a importância da instituição que defendia, a Igreja. Sua crônica, História de Nuestra Señora de Copacabana, escrita em 1621, não é de fácil leitura - como a grande maioria dos escritos da época - mas podemos destacar algumas partes significativas para a história desta peregrinação. Em determinado trecho, Gavilán relata uma importante festas indígenas: "quando em Copacabana se celebrava o Capac Raime e o Inti Raime, os da parcialidade dos incas punham todos os ídolos em suas rampas que adornavam com muitas flores e plumarias, pranchas de ouro e de prata... e iam todos a ilha (do Sol )... e as punham em um templo grande com cinco portas, e durante a dita cerimônia não permitiam o ingresso aos Collas. Os fiéis ficavam descalços e sem mantas prostrando-se diante dos ídolos para adorá-los, começando tal adoração pelo personagem mais importante..." Estátuas de ouro e tesouros perdidos não deixam de escapar aos olhos dos religiosos, que os descreveram com visível entusiasmo. O padre relata em pormenores a peregrinação e os ídolos adorados pelos incas no século da conquista. O personagem principal foi o Sol, representado pela estátua de um inca feito em ouro e coberto das mais finas plumarias. Um segundo tomava a forma da Lua. Era a imagem de uma rainha moldada em prata. Em terceiro, vinha o Raio - em prata também - representado por um índio trajando finas roupas e importantes insígnias.

E o termo Copacabana, de onde terá vindo? Contrariando a vontade de muitos que querem ver aí uma relação com a famosa praia carioca, existem relatos que explicam a origem deste nome. É o padre Calancha que nos dá maiores e melhores informações a este respeito. Ele relata: "outro ídolo famoso foi o de Copacabana (Kupi Kawiña, na língua aymara) , que deu nome ao povoado, que era uma pedra azul vistosa, colocada em seu templo que estava para o lado de quem vai ao estreito de Tiquina... rosto feio e corpo como peixe, a este adorava por deus de sua lagoa e por criador de seus peixes..." Os primeiros cristãos, tomaram imediatamente uma medida contra essas crenças e imagens consideradas pagãs. Baseados no evangelho, na palavra de Deus, e na força das armas, arrebentaram os ídolos em nome da verdadeira religião, jogando seus pedaços nas águas do Titicaca. Muitos nativos, inconformados, abandonaram o lugar, enquanto outros se rebelaram, sendo mortos. Mas a maioria, com o tempo, foi obrigada a sujeitar-se, tamanha era à força dos invasores. Aos índios, nada mais restou do que exercerem uma resistência silenciosa, adorando seus deuses e cultivando suas crenças às escondidas. Com o passar do tempo, os religiosos acabaram liberando certas práticas que concordaram, seria impossíveis de serem reprimidas. É o caso da adivinhação com folha de coca e cultos pedindo chuvas e boas colheitas. Mas nada de estátuas pagãs! Nada de sacrifícios e mortes!

Mas a cidade não atrai as pessoas somente pela sua força religiosa. Quase todos que a visitam, ficam maravilhados com a beleza natural e patrimônio arqueológico da região. Monumentos espalham-se por todos os lados. Tudo obra dos incas, correto? Certamente que não!!! Se o império incaico fez da Ilha do Sol e de Copacabana seu principal ponto religioso, foi porque outros anteriormente já veneravam o local. Na verdade, a cultura inca tinha uma estranha obsessão por esta península. O seu interesse por ela está pouco estudado. Parece haver uma íntima ligação com sua verdadeira origem enquanto etnia. Talvez a Ilha do Sol não representasse somente o ponto de sua origem mitológica.

Pouca gente sabe, mas para defender este importante e mágico ponto geográfico, eles construíram um gigantesco muro, isolando toda a península! Ao que parece, não chegou a ser finalizado, sendo interrompido com a chegada dos espanhóis. Localizava-se na altura da atual cidade de Yunguyo, onde existe até hoje um estreito de terra que tornaria a tarefa mais acessível. O muro ligaria o lago Titicaca à Wiñaymarca, em sua parte mais estreita. O outro lado da península tinha a proteção natural do estreito de Tiquina. Os incas, de língua quêchua, estavam assim, construindo uma "ilha étnica" terrestre, em pleno território aymara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LA LÁPIDA DE PAKAL REPOSA DE NUEVO SOBRE EL SARCÓFAGO

Las Piedras de Ica: cuando el hombre vivió entre los dinosaurios

Max Uhle